Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mesmo com crise, matemáticos ficam seguros financeiramente

Os matemáticos brasileiros se mantêm estáveis financeiramente não só pelo conhecimento dos números. Entenda.

Um estudo recente lançado pelo Itaú Social revelou que os empregos ligados à matemática mostraram maior resiliência durante a pandemia da Covid-19. Houve uma queda de apenas 6,8%, comparado a uma retração de 13,1% entre outras ocupações.

Os dados demonstram que os empregos que requerem alta especialização mantêm-se estáveis, mesmo em tempos de crise. A gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel, aponta que essa segurança financeira em tempos de crise tem dois motivos.

Ela destaca que a estabilidade financeira dos matemática acontece tanto pelo salário superior quanto pela oferta de empregos formais.

Carreira em matemática no Brasil

professor de matematica em sala de aula
Imagem: BearFotos / shutterstock.com

Apesar dos benefícios, o estudo também aponta para as disparidades na aprendizagem das ciências exatas desde o ensino básico. Isso ocorre, sobretudo, entre meninas e pessoas negras, que apresentam menor desempenho em matemática em relação aos estudantes brancos do gênero masculino.

A pesquisa também destaca o fato de que o Brasil tem um número menor de profissionais que trabalham em profissões ligadas à matemática em comparação com outros países. Portanto, a ausência dessas profissões mais resilientes e rentáveis na economia brasileira acarreta a necessidade de políticas públicas de desenvolvimento que tratem dessa questão.

Importância dos matemáticos no cenário econômico

A pesquisa foi realizada com o objetivo de entender a importância da matemática para a economia e destacar a lacuna existente em relação a Europa. Com salários 119% superiores à média, as profissões ligadas à matemática têm grande potencial para impulsionar a economia do país.

Veja também:

Confiança dos consumidores atinge menor nível em quase um ano, revela pesquisa do FGV IBRE

Por fim, o estudo destaca a importância da educação de qualidade em matemática e seu potencial para criar profissionais resilientes e bem remunerados, capazes de lidar com futuras crises. Assim, os resultados geram um apelo por mais investimentos estratégicos na educação matemática para aproveitar ao máximo o potencial desta disciplina em gerar riqueza e desenvolvimento para o país.

Imagem: BearFotos / shutterstock.com