Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mesmo com greve de servidores, Banco Central diz ter planos para manter Pix e Selic

0

Na última terça-feira (29), o Banco Central (BC) comunicou que tem planos para que a greve marcada para iniciar nesta sexta-feira (1º) não prejudique o funcionamento dos sistemas que hoje são praticamente indispensáveis para a população, como é o caso do Pix.

Em comunicado oficial, o BC citou também outras operações, entre elas o Sistema de Transferência de Reservas (STR) e a Selic. A autoridade monetária informou que planos de contingência foram elaborados “para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”.

Entenda a greve dos servidores do Banco Central

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), aprovou a greve em busca de um reajuste de 26,3% no salários dos servidores. Atualmente, um analista do BC ganha anualmente R$ 341,1 mil ou R$ 26,2 mil mensais.

O presidente do Sinal, Fábio Faiad, esclareceu que há um alto risco de ser publicada, até o dia dois de abril, a Medida Provisória com o reajuste dos Policiais Federais. Se os Técnicos e Analistas do BC não estiverem nessa Medida Provisória, a greve será ainda mais forte.

Faiad explicou ainda que não há “nenhuma chance de recuo” da greve e que ela será feita respeitando a lei de serviços essenciais, entretanto, ressaltou que o Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo dessa lei.

“Portanto, a greve poderá interromper parcialmente o PIX e a distribuição de moedas e cédulas. E poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas Taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Demab, o atendimento ao público e outras atividades”, completou.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar