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Conheça a nova forma de nota fiscal dos MEIs e veja como emitir

Entenda como funciona a nova nota fiscal para MEIs e confira o passo a passo para emitir o documento pelo portal oficial.

Os microempreendedores individuais (MEIs) agora contam com um novo modelo de emissão da Nota Fiscal MEI, facilitando o processo em todo o país. O sistema, desenvolvido pela Receita Federal em parceria com o Sebrae, visa criar um padrão unificado para a emissão de notas fiscais por parte dos MEIs.

Com isso, o objetivo é tonar o procedimento mais eficiente e menos burocrático. Desse modo, agora, os municípios não precisam mais emitir o documento por conta própria. Assim, a seguir, vamos explicar como funciona a nova nota fiscal para MEIs e apresentar o passo a passo para emitir o documento. Continue lendo!

Conheça a nova forma de nota fiscal dos MEIs

Na imagem, pessoa verificando nota fiscal na tela do notebook de conta MEI.
Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com

Antes da implementação desse novo modelo, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) variava conforme o município, resultando em diversos padrões e sistemas diferentes. No entanto, atualmente, com o novo sistema, todos os MEIs podem emitir suas notas de forma padronizada, independentemente da sua localização.

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Nesse sentido, essa mudança visa não apenas simplificar o processo, mas também tornar as operações comerciais mais transparentes, reduzindo a informalidade entre os MEIs. Ademais, a Receita Federal passa a ter um papel fundamental na proposição de um sistema único, tornando o processo mais eficiente e simplificado.

Veja como emitir

Agora que você conhece as vantagens do novo sistema, veja o passo a passo para emitir sua Nota Fiscal MEI:

  1. Entre no Portal de Gestão NFS-e – Contribuinte;
  2. Clique na opção “Fazer Primeiro Acesso”;
  3. Complete os campos com seus dados, como CPF ou CNPJ e data de nascimento, e prossiga;
  4. Insira o número do Título de Eleitor;
  5. Caso tenha entregue a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), insira os números dos recibos das duas últimas declarações;
  6. Forneça suas informações de e-mail e escolha uma senha;
  7. Valide sua conta;
  8. Alternativamente, você pode acessar usando a conta gov.br, eliminando a necessidade de um novo cadastro;
  9. Registre os detalhes de sua atividade econômica e da empresa;
  10. Digite um número de telefone e e-mail para gerar o documento;
  11. Escolha entre a versão simplificada ou completa;
  12. Preencha os campos necessários para emitir a NFS-e.

Pronto! A sua nota fiscal eletrônica estará disponível. Para facilitar ainda mais, existe a opção de emitir a NFS-e pelo aplicativo móvel (Android e iOS), tornando o processo ágil e acessível para todos os MEIs. Por último, certifique-se de cadastrar os serviços prestados no site antes de utilizar o aplicativo.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com