Meu INSS: veja aqui como se cadastrar e ter acesso a todos os benefícios
Confira como ter acesso a todos os benefícios online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Confira o passo a passo neste artigo!
Solicitar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil com a chegada do site e aplicativo Meu INSS. Isso porque a ferramenta digital permite que segurados tenham acesso a cerca de 90 serviços, inclusive solicitação de benefícios.
Criado em 2018, o Meu INSS diminuiu a fila de agências e, inclusive, muitas pessoas conseguiram seus direitos, apenas com o processo online, sem precisar ir à agência. Desse modo, para ficar por dentro de como se cadastrar e ter acesso à ferramenta, continue a leitura!
Como se cadastrar no Meu INSS?
Antes de tudo, vale destacar que o site e aplicativo (Android e iOS) do INSS, assim como a maioria dos órgãos do Governo Federal, estão vinculados à conta Gov.br. Logo, se você já possui uma conta, basta acessar o site ou baixar o aplicativo e fazer login com seu CPF e senha cadastrada. Ao acessar, haverá um botão “Entrar com Gov.br”. Você deve clicar nele para prosseguir com o login.
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No entanto, se você ainda não possui o cadastro, poderá criar nesse momento. Para criar a conta, você poderá escolher as seguintes opções:
- Bancos Credenciados;
- Validação Facial no App Meu gov.br;
- Número do CPF;
- Certificado digital;
- Internet Banking;
- Certificado digital em nuvem.
Nesse caso, a mais utilizada costuma ser o CPF, ou validação facial. Logo, após sua conta criada, siga as instruções do Meu INSS para finalizar seu acesso. No final, será solicitada a criação de uma senha, é com ela, que você terá acesso ao site e ao aplicativo.
Meu INSS benefícios: como ter acesso?
Sim, é possível solicitar benefícios online, inclusive, alguns deles, se quer vão exigir sua presença numa agência, à exemplo do salário maternidade, ou pedido de aposentadoria por tempo e idade. Isso porque, os benefícios comentados acima não necessitam de perícia. Outros, no entanto, podem exigir atendimento presencial. Dito isso, confira como solicitar:
- Acesse o site ou aplicativo com sua senha;
- Na tela inicial, clique em “Novo pedido”;
- Pesquise pelo benefício que deseja solicitar e clique em cima do nome;
- Responda as questões que serão feitas e anexe os documentos se for preciso;
- Pronto, agora você pode acompanhar o andamento online mesmo.
Contudo, vale destacar que caso você deseje, a central 135 do INSS, funciona até o sábado, das 7h às 22h. Por lá, você também pode acompanhar o andamento do seu requerimento, além de tirar dúvidas gerais!
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