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Microempreendedores individuais: confira dicas para inovar durante a crise

A crise causada pandemia de Covid-19 afeta muitas pessoas, em especial os microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs. Um dos desafios desses trabalhadores é como inovar durante a crise e seguir crescendo com seu negócio.

Neste texto, vamos listar algumas dicas simples, mas eficientes, para continuar crescendo e lucrando mesmo em tempos de pandemia e como você, MEI, pode se adaptar a elas. Continue lendo para saber mais!

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Como microempreendedores individuais podem inovar durante a crise?

Primeiramente, aconselhamos você a não parar de trabalhar. Mesmo que a demanda esteja diferente, ainda existem pessoas que precisam do seu serviço ou produto. O segredo é principalmente saber como adaptar-se para continuar vendendo e inovar durante a crise.

Conforme dados do Sebrae, os negócios tocados por microempreendedores individuais representam 99% das empresas e 52% dos empregos formais no Brasil. Ou seja, esses empreendimentos sentem o impacto da crise, mas também são essenciais para o giro da economia. Por isso a importância de se criar estratégias para inovar durante a crise e continuar vendendo. A seguir, listamos alguma das dicas mais eficientes para ajudar você nesse momento.

Dica 1: coloque o pé no freio

Essa dica é mais voltada para os preços e os produtos oferecidos. Nesse momento, é preciso dar um passo para trás, praticando preços competitivos, diminuindo as embalagens e cobrando menos. Também vale oferecer mais artigos de marca própria e promover bons produtos com preços mais baixos.

Dica 2: invista na fidelização de clientes

As promoções e descontos exclusivos são ótimas formas de vender mais, movimentar seu caixa, não deixar o estoque parado e ainda fidelizar seus clientes. Empresas que sabem aproveitar datas comemorativas e criar cupons de desconto e combos promocionais se destacam em meio à crise.

Além disso, outra solução é premiar seu consumidor fiel com esses descontos e vantagens, mesmo que ele esteja gastando menos. Afinal, ele é de extrema importância para o futuro do seu negócio.

Dica 3: ofereça entrega e atendimento virtual

Seja qual for o seu serviço, provavelmente possui a possibilidade de realizar vendas e atendimento online, além de entregas em casa ou escritório. Se até hoje essa opção não era analisada, então agora é o momento. Inovar durante a crise também é abrir-se para o novo.

Por isso, se você é microempreendedor, busque alternativas de seguir trabalhando em novos formatos. Abra seu e-commerce, comece a realizar entregas, realize videoaulas e reuniões digitais etc. Mesmo que virtualmente, esteja presente!

Dica 4: crie novas formas de contato

Seu cliente precisa de diferentes formas de contato com sua marca, principalmente agora. Considere criar ou atualizar suas redes sociais, esteja presente via telefone, e-mail e mesmo WhatsApp comercial. Seja presente e responda a todas as dúvidas recebidas. O atendimento multicanal nesse momento é um grande diferencial.

Além disso, use as redes sociais para divulgar seus produtos, especialmente aqueles que não estão vendendo bem; considere produzir conteúdos relevantes para seu público; faça lives sobre assuntos que tenham a ver com o seu negócio.

Converse com seus clientes mais fiéis e veja o que eles têm a dizer. Depois, use esse feedback para fazer mudanças em seus processos e produtos.

Dica 5: flexibilize os pagamentos

Vender produtos ou serviços online pede que você se adapte e ofereça diferentes formas de pagamento. Se a entrega é em casa, proporcione aos clientes a maquininha para pagamentos. Se a compra for realizada online, invista em meios de pagamento como PagSeguro, PayPal, PicPay ou até mesmo transferências.

Facilitar ao máximo o pagamento e até mesmo flexibilizar as parcelas e as datas de cobrança darão um fôlego para seus clientes, garantindo a você que siga vendendo e tornando você um microempreendedor confiável, que entende as necessidades do momento.

Se você é MEI, procure agora mesmo aplicar essas dicas e não perca a chance de inovar durante a crise. Como microempreendedor, você faz muita diferença nesse momento. Boa sorte e bons negócios!

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Imagem: mavo, via Shutterstock.