Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhares de brasileiros tem muito dinheiro para receber e nem imaginam

O dinheiro pode estar guardado há muitos anos, esperando que cerca de 140 mil pessoas realizem o resgate. Saiba mais!

Cerca de 140 mil brasileiros podem receber dinheiro, mas não sabem disso. Acontece que, de acordo com estimativas da Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), esse é o número de pessoas que têm herança para receber de ações de poupadores.

Os poupadores moveram processos sobre as perdas no rendimento da poupança provocadas pelos planos econômicos nas décadas de 1980 e 1990. Muitos desses autores já morreram, o que transfere os direitos sobre essas ações aos herdeiros e inventariantes, que não sabem que podem receber valores.

Quem pode e como receber os valores da ação?

Podem receber os valores o cônjuge, os filhos, os pais e parentes colaterais de até 4° grau, de acordo com o que explicou Ana Carolina Seleme, diretora executiva da Febrapo, ao Valor Investe.

Dessa forma, para saber se têm direito, os herdeiros devem buscar o site do Tribunal de Justiça do estado em que a ação é movida.

Em muitas plataformas, a consulta pode ser realizada com nome ou CPF do autor. Contudo, caso nada seja localizado, informações podem ser colhidas presencialmente no Fórum. Se houver direito aos valores da ação, os herdeiros precisarão se habilitar nos processos.

Dinheiro esquecido: herdeiros podem consultar pelo BC?

Os herdeiros também podem verificar a existência de dinheiro no Sistema Valores a Receber. Diferentemente das ações sobre perdas, a plataforma do Banco Central permite que o público consulte e solicite o resgate de quantias esquecidas por familiares já falecidos.

A consulta e o saque estão liberados para herdeiros, inventariantes, testamentários e representantes legais. Porém, cada instituição financeira é responsável por definir quais documentos devem ser apresentados pelos solicitantes. Sendo assim, é necessário primeiro verificar se há valores a receber.

Portanto, para verificar se há dinheiro, a pessoa deve:

  • Acessar o site do BC e clicar em “Consulte valores a receber”;
  • Informar CPF e data de nascimento da pessoa falecida;
  • Se houver dinheiro, vai aparecer a mensagem “O CPF pesquisado tem valores a receber” e o usuário deverá tocar em “Acessar o SVR”;
  • Nesse novo acesso, é necessário fazer login com seus próprios dados, e não com os do falecido;
  • Clicar em “Acessar” na opção “Valores para pessoas falecidas”;
  • Inserir novamente o CPF e data de nascimento do falecido;
  • Concordar com os termos;
  • Verificar a lista de valores esquecidos pelo falecido.

Imagem: Alison Nunes Calazans/ shutterstock.com