Mais de 9,7 milhões de brasileiros ainda estão com o auxílio emergencial em análise

0

Enquanto que alguns beneficiários do auxílio emergencial (coronavoucher) já estão recebendo a segunda parcela do benefício, outros 9,7 milhões de brasileiros ainda estão com o Auxílio Emergencial em análise. Destes, aproximadamente 4,9 milhões trabalhadores estão ainda na primeira análise, enquanto os outros 4,8 milhões solicitaram uma reanálise por meio do aplicativo. De acordo com a Caixa Econômica Federal, já foram pagos R$ 60 bilhões em benefícios à desempregados, informais e microempreendedores individuais. Mas porque será que a Dataprev ainda não conseguiu concluir todas as análises? Infelizmente, essas pessoas não sabem nem se têm ou não direito ao programa social.

É provável que você também goste:

Pagamento do Auxílio Emergencial para quem ainda não recebeu a 1ª parcela termina nesta semana.

Pode ser aprovada isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 3 mil

Caixa segue oferecendo cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, “Nesta semana (semana passada) nós batemos um recorde: pagamos 35 milhões de brasileiros durante os seis dias. Em dinheiro, foram 14,4 milhões de pessoas. Pagamos 4,8 milhões do último lote da parcela 1, que tiveram o cadastro aprovado por último. E da parcela 2, o começo dos beneficiários do Bolsa Família, com 9,6 milhões de pessoas”.

A Caixa vem abrindo agências no sábado para garantir atendimento aos beneficiários do programa, e de acordo com Guimarães, não estão sendo registradas filas e aglomerações. Segundo o executivo, as agências estão sem aglomerações há “no mínimo 3 semanas”.

Presidente da Caixa Econômica Federal diz que não há mais aglomerações nas agências

Um detalhe que foi crucial na resolução deste problema é o calendário de pagamentos, que dividiu os beneficiários por data de nascimento. Outro fator importante foi a estabilidade do app Caixa Tem, que permitiu aos beneficiários usar digitalmente o dinheiro ou transferir o Auxílio Emergencial para contas de outros bancos e carteiras digitais.

E o presidente da Caixa confirmou esse fato.

“Na sexta-feira, dos 625 mil saques, 485 mil, 70%, foram realizados via cartão virtual. Isso mostra matematicamente que nós conseguimos que este aplicativo passe a ser relevante, tendo a maior parte dos saques, dos débitos, das compras… Com isso, nós temos uma redução da necessidade de as pessoas irem às agências”

Mas afinal, porque 9,7 milhões de brasileiros ainda estão com o Auxílio Emergencial em análise até agora?

Já comentei aqui sobre essa questão do Auxílio Emergencial ficar em análise por tanto tempo, Na verdade, o problema está na empresa de tecnologia do governo responsável pela análise de dados, a Dataprev.

Os primeiros a serem analisados foram os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Isso porque, como eles já tinham o cadastro, o governo já detinha as informações necessárias para avaliação. E esses beneficiários também tiveram que esperar por dias para ter o veredito sobre seu Auxílio Emergencial.

Mas quem não tinha inscrição no CadÚnico, a situação se tornou ainda mais complexa. Isso porque a DataPrev tem que processar as informações declaradas e cruzar com os dados da Receita Federal e outras fontes de informações. E foram milhares de brasileiros a serem analisados ao mesmo tempo. Então, o problema é a alta demanda. Como a crise do Coronavírus chegou de surpresa, o governo não estava preparado para tamanha demanda.

E não há nada a fazer, apenas aguardar a análise dos dados. Porém, se você é um dos 9,7 milhões de brasileiros que estão em análise até agora, pode entrar em contato por telefone com o número 111 para saber maiores informações sobre seu benefício.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress via shutterstock

Comentários
Carregando...