Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministério da Justiça cria Grupo de Trabalho com o objetivo de evitar o superendividamento dos consumidores

Veja as medidas que o Governo Federal está implementando para acabar com o superendividamento dos consumidores no Brasil.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública instaurou um Grupo de Trabalho voltado à prevenção e ao tratamento do superendividamento dos consumidores.

Segundo publicação no Diário Oficial da União desta última sexta-feira, dia 12, o objetivo principal do grupo é a criação de ações e políticas públicas focadas em combatê-lo.

Aumento do superendividamento dos cunsumidores

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de famílias inadimplentes no país aumentou de 76,6% para 77,6% entre os meses de novembro e dezembro de 2023.

Pessoa calculando dívida na calculadora.
Imagem: fizkes/ Shutterstock.com

Este crescimento expressivo acendeu o alerta para a necessidade de políticas públicas efetivas voltadas para o enfrentamento do problema.

Aspectos legais e práticas do Grupo de Trabalho

A portaria determina um prazo de 60 dias para que o grupo conclua seus trabalhos, com possibilidade de extensão por um período similar. Ao término, será entregue um relatório detalhado ao ministro da Justiça sobre as conclusões e recomendações do grupo. 

Veja também:

Veja novas modalidades de saques do FGTS disponíveis

O Grupo de Trabalho terá a liderança do secretário nacional do consumidor e contará com a participação do diretor de proteção e defesa do consumidor e um representante da Secretaria de Acesso à Justiça.

Ademais, estão convidados a integrar o grupo representantes de outras entidades relevantes como o Ministério da Fazenda, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Estão inclusos também a Associação Brasileira dos Bancos, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais e da Associação Brasileira dos Procons (Proconsbrasil).

Busca por soluções para o superendividamento dos consumidores

A criação deste Grupo de Trabalho é uma resposta institucional importante para encontrar alternativas viáveis e eficazes para o crescente problema do superendividamento da população. 

Ao envolver diferentes entidades e especialistas na discussão, espera-se que as soluções propostas sejam mais holísticas e capazes de abordar os diversos aspectos do problema. 

O superendividamento, afinal, não impacta apenas a vida financeira dos consumidores, mas sua saúde mental, relações familiares e até mesmo a economia do país como um todo.

Imagem: Basicdog / shutterstock.com