Além do Bolsa Família, o governo Lula retorna com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. No entanto, o projeto volta a funcionar reformulado. Em entrevista dada ao Jornal da Record, o ministro das Cidades, Jader Filho, revelou quais famílias devem ser beneficiadas pelo programa.
Ministro revela quais famílias terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida
Retorno do programa Minha Casa, Minha Vida tem novidades. Em recente entrevista, o ministro das Cidades revelou algumas informações. Confira!
Na última quinta-feira (16), o ministro destacou o intuito de priorizar famílias que vivem em áreas de risco. Siga na leitura para saber mais sobre o programa habitacional.
Minha Casa, Minha Vida tem famílias de áreas de risco como prioridade
Durante a entrevista ao jornalista Guilherme Portanova, Jader Filho afirmou que o programa habitacional, que volta oficialmente nos próximos dias, retorna com novas regras e definição de público-alvo. Segundo Filho:
“Tivemos a oportunidade de fazer um mapeamento dos principais problemas das cidades em que temos o maior número de mortes [em áreas de risco], analisando regionalmente. A gente tem visto esse fato das mortes, pessoas que perdem tudo o que têm. Isso é uma preocupação do Ministério das Cidades. Tenho tratado como prioridade absoluta essa questão”.
O ministro também esclareceu questões referentes às mudanças na faixa 1 do programa. O novo Minha Casa, Minha Vida vai considerar as famílias que tenham uma renda bruta de até R$ 2.640.
Anteriormente, o programa habitacional tinha como requisito que as famílias possuíssem uma renda total de R$ 1.800. O líder do Ministério das Cidades afirmou:
“Nos últimos quatro anos, o governo não fez uma única contratação da faixa 1. Essa é uma prioridade que o presidente Lula nos deu, seja para trabalhar no modelo tradicional ou até mesmo para que o FGTS possa financiar pessoas que tenham maior necessidade. É isso que temos feito. Todo esse trabalho que o ministério tem construído é para atender esse público”.
Programa habitacional do Governo Federal
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
O Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009 durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), volta a ser o programa habitacional do Governo Federal. Dessa forma, substituindo o Casa Verde e Amarela, de 2021, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ainda durante a entrevista, o ministro das Cidades evidenciou que uma das prioridades do atual governo é a retomada de obras paralisadas.
De acordo com Jader Filho, existe um total de 186 mil unidades habitacionais contratadas que não foram entregues, sendo 83 mil unidades com obras paradas.
Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / Shutterstock
Pode ser do seu interesse:
