Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Ministro revela quais famílias terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida

Retorno do programa Minha Casa, Minha Vida tem novidades. Em recente entrevista, o ministro das Cidades revelou algumas informações. Confira!

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
Condomínio com fileira de casas do programa Minha Casa, Minha Vida

Além do Bolsa Família, o governo Lula retorna com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. No entanto, o projeto volta a funcionar reformulado. Em entrevista dada ao Jornal da Record, o ministro das Cidades, Jader Filho, revelou quais famílias devem ser beneficiadas pelo programa.

Na última quinta-feira (16), o ministro destacou o intuito de priorizar famílias que vivem em áreas de risco. Siga na leitura para saber mais sobre o programa habitacional.

Minha Casa, Minha Vida tem famílias de áreas de risco como prioridade

Durante a entrevista ao jornalista Guilherme Portanova, Jader Filho afirmou que o programa habitacional, que volta oficialmente nos próximos dias, retorna com novas regras e definição de público-alvo. Segundo Filho:

“Tivemos a oportunidade de fazer um mapeamento dos principais problemas das cidades em que temos o maior número de mortes [em áreas de risco], analisando regionalmente. A gente tem visto esse fato das mortes, pessoas que perdem tudo o que têm. Isso é uma preocupação do Ministério das Cidades. Tenho tratado como prioridade absoluta essa questão”.

O ministro também esclareceu questões referentes às mudanças na faixa 1 do programa. O novo Minha Casa, Minha Vida vai considerar as famílias que tenham uma renda bruta de até R$ 2.640.

Anteriormente, o programa habitacional tinha como requisito que as famílias possuíssem uma renda total de R$ 1.800. O líder do Ministério das Cidades afirmou:

“Nos últimos quatro anos, o governo não fez uma única contratação da faixa 1. Essa é uma prioridade que o presidente Lula nos deu, seja para trabalhar no modelo tradicional ou até mesmo para que o FGTS possa financiar pessoas que tenham maior necessidade. É isso que temos feito. Todo esse trabalho que o ministério tem construído é para atender esse público”.

Programa habitacional do Governo Federal

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

O Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009 durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), volta a ser o programa habitacional do Governo Federal. Dessa forma, substituindo o Casa Verde e Amarela, de 2021, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ainda durante a entrevista, o ministro das Cidades evidenciou que uma das prioridades do atual governo é a retomada de obras paralisadas.

De acordo com Jader Filho, existe um total de 186 mil unidades habitacionais contratadas que não foram entregues, sendo 83 mil unidades com obras paradas.

Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / Shutterstock

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados