Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministros terão que reavaliar contratos assinados após decisão de Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, assina portaria para reavaliação de contratos vigentes. Entenda o contexto

Nesta quinta-feira (12), a atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que todos os contratos do governo anterior devem passar por reavaliação.

Assim, os responsáveis pela manutenção destes contratos precisarão renegociar termos e identificar se existe a real necessidade de manter o acordo.

O anúncio se deu durante a coletiva em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou o primeiro pacote de medidas econômicas que será implantado neste início de governo.

Como a portaria de Tebet influencia nos contratos

Para Tebet, a assinatura da portaria se relaciona à melhoria da governança da administração pública e à busca de reduzir riscos fiscais. Segundo levantamento feito por Fernando Haddad, com a revisão talvez seja possível reduzir as despesas governamentais em R$ 50 bilhões.

Neste sentido, a portaria prevê renegociação e reavaliação de contratos vigentes e políticas públicas. Contudo, Simone Tebet reforça que se trata de um processo de reavaliação e renegociação, não significa ainda o cancelamento de qualquer contrato.

Além disso, no contexto de revisão de contratos e políticas, a portaria confere status de exceção às pautas do Ministério da Saúde, às emendas impositivos, às despesas obrigatórias e aos montantes do Congresso Nacional.

Governo enfrenta riscos fiscais

Outra novidade no anúncio de Tebet foi a criação do Comitê de Riscos Fiscais e Judiciais, que visa reunir os três ministros envolvidos com a pasta da Economia e o ministro da Casa Civil para, juntos, elaborarem um arcabouço fiscal sustentável.

Neste contexto, Haddad se encontra engajado em reduzir o déficit primário atual de 2,6% do PIB para uma taxa máxima de 1%. Portanto, para o ministro, as medidas anunciadas nesta quinta-feira (11) são essenciais para alcançar este projeto.

Além da reavaliação dos contratos assinada por Tebet, existem propostas de reversão da desoneração de tributos federais, reestruturação de processos judiciais e revisão de receitas.

Imagem: Instagram / Reprodução