Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto para criar moeda digital brasileira avança no Banco Central

Ativo deverá ser chamado de Real Digital. Saiba mais.

0

Influenciado pelas inovações cada vez mais frequentes em ambientes digitais para as intermediações financeiras, o Banco Central está avançando nas discussões para criar uma moeda digital brasileira. Assim, o BC afirmou que o nome do ativo será Real Digital. E para avançar nas discussões, o Banco Central inaugurou nesta quinta-feira (29) uma série de webinars para tratar do assunto.

Entre as atividades, está uma palestra sobre os potenciais do Real em formato digital. Este foi o primeiro dos sete encontros previstos durante o segundo semestre. Então, para saber mais sobre os trabalhos de criação da possível moeda digital brasileira, continue a leitura!

Projeto para criar moeda digital brasileira avança no Banco Central

Dessa forma, de acordo com o Banco Central, a ideia é “estabelecer as bases para o eventual desenvolvimento de uma CBDC (Central Bank Digital Currency) que venha a acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira e a aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo”.

Seja membro

Para isso, o banco pretende contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio. Além, é claro, de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos e que favoreçam o Brasil em diferentes cenários econômicos. Além disso, vale dizer que moedas digitais são diferentes de criptomoedas, conforme explicou Fabio Araujo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central.

“Os criptoativos, como o Bitcoin, não detém as características de uma moeda, mas sim de um ativo. A opinião do Banco Central sobre criptoativos continua a mesma: esses são ativos arriscados, não regulados pelo Banco Central, e devem ser tratados com cautela pelo público”, afirmou.

Por fim, o banco já concluiu que o desenvolvimento da moeda digital brasileira será gradual, de forma que permita ao regulador avaliar os riscos e benefícios dessa inovação, bem como definir adequadamente a regulação necessária.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: RHJPhtotoandilustration / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.