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Perdeu dinheiro investindo na Bolsa de Valores? Saiba como você pode ter seu dinheiro de volta.

Conheça o MRP e veja como ele pode ajudar você nessa situação

Para quem é iniciante, ou mesmo quem já possui algum conhecimento na Bolsa de Valores, pode acontecer de perder dinheiro investindo. A boa notícia é que, em alguns casos, é possível recuperar os valores perdidos. Isso pode ser feito por meio do MRP, ou Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos, que permite que o investidor seja ressarcido em até R$ 120 mil caso comprove que o prejuízo foi causado por erros ou omissões por parte da corretora.

Então, para saber mais sobre o assunto e descobrir como recuperar seu dinheiro, caso seja possível, continue lendo!

Perdeu dinheiro investindo na Bolsa de Valores? Saiba como você pode ter seu dinheiro de volta

Dessa forma, os Investidores que tiverem prejuízos que sejam de responsabilidade de sua corretora, ou de pessoas a ela ligadas, como os agentes de investimento, podem pedir o ressarcimento dos prejuízos por meio do MRP. Entre as hipóteses de ações que validam esse pedido, estão:

  • inexecução ou infiel execução de ordens;
  • uso inadequado de numerário, de títulos ou de valores mobiliários, inclusive em relação a operações de financiamento ou de empréstimos de valores mobiliários;
  • entrega ao investidor de valores mobiliários ou outros ativos ilegítimos ou de circulação restrita;
  • inautenticidade de endosso em valores mobiliários ou outros ativos, ou ilegitimidade de procuração ou documento necessário à sua transferência.

Vale dizer, também, que o MRP é um instrumento de indenização, previsto em regulamentação. Desse modo, seu objetivo é exclusivamente de assegurar aos investidores o ressarcimento de prejuízos decorrentes da ação ou omissão dos participantes da B3. Para saber mais sobre esse sistema, acesse o site do MRP.

Ademais, como já mencionado, o reembolso vale somente para operações em Bolsa com ações, BDRs (certificados de ações negociadas no exterior), derivativos e cotas de fundos. Por fim, os pedidos de ressarcimento devem ser feitos diretamente à BSM, empresa da B3 que faz a supervisão das operações. Em 2021, já foram 439 solicitações de reembolso.

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Imagem: shutterstock.com