Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Multa de até R$ 880 pode ser CANCELADA; veja o passo a passo

Você tem alguma multa de trânsito? Pois saiba que, em alguns casos, é possível anulá-la totalmente. Confira.

As multas são uma importante ferramenta para manter os motoristas dentro dos conformes da lei. Elas podem variar bastante de valor, mas, de qualquer forma, geram grandes impactos às finanças do trabalhador, por isso, é importante evitá-las. Contudo, em alguns casos não é possível evitar a multa, então, recorre-se a estratégias para anulá-las.

Caso você tenha recebido uma multa de trânsito por excesso de velocidade, saiba que ela pode ser cancelada. Apesar de muitos não conhecerem, existem uma ferramenta que permite anular o pagamento de multas e pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entenda melhor como ocorre esse processo!

PSIE Inmetro pode ajudar a anular multa

radar na estrada
Imagem: aminkorea / shutterstock.com

Por meio do PSIE Inmetro, o portal do Inmetro, é possível verificar se o radar que registrou a infração está dentro do prazo de validade e funcionando corretamente. Dessa forma, caso o radar não tenha sido vistoriado no prazo ou tenha sido reprovado na inspeção, todo motorista tem o direito de contestar a infração.

Veja também: Conheça a estrela pornô mais rica do mundo, com fortuna de mais de R$ 78 milhões

Os radares de fiscalização, por serem dispositivos eletrônicos, estão sujeitos a erros. Portanto, são inspecionados regularmente para garantir a precisão na medição da velocidade dos veículos. O mesmo procedimento também é aplicado aos “bafômetros” usados nas blitz da Lei Seca.

Saiba como consultar a situação do radar no site do PSIE Inmetro

Para analisar a situação do radar e tentar buscar a anulação da sua multa de trânsito por excesso de velocidade, é preciso acessar o site do PSIE Inmetro, ao entrar no site, escolha a seção “consulta de instrumentos”. Essa seção permite verificar os equipamentos eletrônicos usados nas infrações de trânsito, como radares e etilômetros (os conhecidos “bafômetros”).

Nessa nova seção, o condutor deve optar por “medidor de velocidade”, inserir o estado, cidade e detalhes da região onde ocorreu a multa (como o quilômetro ou o nome da rua). Assim, essas informações específicas sobre o local da infração podem ser encontradas na notificação recebida pelo motorista.

Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com