Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Multas de trânsito agora são transferidas pela internet; entenda como funciona

A transferência de multas de trânsito podem ser realizadas de forma bastante prática em plataformas digitais. Veja!

 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vem realizando um esforço para facilitar o processo de indicação do condutor infrator em casos de multas de trânsito. O titular do veículo, que por ventura não seja o autor da infração, tem agora a possibilidade de indicar de forma online quem foi o real infrator no momento da autuação. 

A responsabilidade de indicar quem estava ao volante é sempre do dono do automóvel, conforme informa o DER. A consequência de não realizar essa indicação corretamente é a responsabilização automática do titular do veículo pela infração. 

Transferência de multas de trânsito pela internet

Os brasileiros podem usar o sistema de indicação no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou via aplicativo “Carteira Digital de Trânsito“. Através dessas plataformas, a transferência de multas de trânsito acontece de maneira descomplicada. 

No entanto, é importante salientar que essa operação só pode ser solicitada pelo Detran caso seja o órgão autuador da infração. Além disso, o Detran permite a realização desse serviço apenas se o motorista indicado possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) registrada no mesmo estado da autuação. 

Dessa forma, quando a CNH do motorista tiver registro em estado diferente do local de autuação, é preciso fazer a a solicitação pessoalmente ou pelos Correios.

Imagem do trânsito em uma avenida
Imagem: Anna Kraynova / shutterstock.com

Aplicativos facilitam o processo de indicar o condutor 

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite a indicação de forma prática. Para isso, basta o usuário acessar o aplicativo, ir em “Infrações” e clicar em “Indicação de Condutor”. O motorista que é o real infrator da multa receberá notificação pelo aplicativo para aceitar a indicação. 

Por fim, vale lembrar que  o pagamento de multas também está mais prático. O usuário pode pagar suas multas através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou via bancos online.

Imagem: Anna Kraynova / shutterstock.com