Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mutirão do INSS para concessão do BPC ocorre neste sábado (24); descubra o local

Descubra tudo sobre o próximo mutirão do INSS para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ocorrerá neste sábado!

No último sábado (17), assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram um total de 165 atendimentos para análise social de pedidos de concessão de Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

Desse modo, os mutirões ocorreram em duas Agências da Previdência Social (APS), com agendamentos prévios para indivíduos com deficiência. Sendo assim, as agências contempladas foram São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

No município de São João de Meriti, 97 segurados foram atendidos, enquanto 68 passaram pela análise social na Praça da Bandeira. Agora, um próximo mutirão do INSS já tem data e local, ocorrendo neste sábado. Portanto, siga a leitura para conferir mais!

Mutirão do INSS

Imagem com fundo amarelo e escrita BPC em evidência. reformulação
Imagem: Reprodução / BPC

O próximo mutirão do INSS para análise de pedidos de BPC tem programação para o dia 24 de fevereiro, com atendimentos agendados na agência de Nilópolis, situada na Estrada Mirandela 351, no Centro. Assim, o horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Para agendar os atendimentos, os interessados devem utilizar os canais digitais disponíveis, como o Meu INSS, ou contatar a Central 135. Esses mutirões integram o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que visa diminuir o tempo de espera dos segurados pela concessão de benefícios.

Critérios para o BPC

Os critérios para requerer o BPC incluem idade avançada, deficiência e uma renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo. Ademais, o valor do benefício equivale a um piso nacional, atualmente fixado em R$ 1.412.

Não é obrigatório ter contribuído para o INSS para solicitar o benefício, sendo suficiente atender aos requisitos legais estabelecidos. No entanto, os beneficiários do BPC não têm direito ao décimo terceiro salário e não pode haver conversão do benefício em pensão por morte.

Veja também:

Documentos da solicitação do Minha Casa, Minha Vida pelo BPC

Para indivíduos com mais de 65 anos, a análise administrativa considera a renda e a composição familiar para determinar a elegibilidade ao BPC, dispensando a avaliação dos assistentes sociais e a perícia médica.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com