Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Negativação indevida no SPC e Serasa? Limpe o nome e recupere o score de crédito

0

Certo dia, um amigo teve seu nome registrado indevidamente no SPC e Serasa. Ele entrou judicialmente e conseguiu a remoção do seu CPF dos Bureaus de crédito. Entretanto, o seu score de crédito continuou com o mesmo prejuízo causado pela negativação indevida. A situação me interessou para descobrir como se procede nestes casos e fui atrás da resposta. Confira este artigo na íntegra e tire as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

Existe cartão de crédito que não consulta SPC e Serasa?

Função guardar dinheiro rende mais que a poupança e a NuConta?

O Cartão de Crédito Netpoints realmente vale a pena?

Negativação indevida no SPC e Serasa? Limpe o nome e recupere o score de crédito

Quando ocorre a negativação do consumidor no SPC Brasil, Boa Vista ou Serasa Experian, o seu score de crédito é prejudicado. Isso acontece porque a pontuação do score considera uma série de fatores, como negativações, valores de dívidas, tempo de permanência como com o nome negativo, bem como a sua reincidência nisso.

Portanto, no caso de uma negativação indevida, fatalmente o consumidor será prejudicado na pontuação do seu score de crédito. Caso essa pontuação não seja devidamente corrigida, ele precisará aguardar muito tempo até que consiga pelo menos retornar ao patamar anterior.

Primeiramente, consultei todas as informações disponíveis nos Bureaus de crédito Serasa Experian e Boa Vista. Não encontrei em nenhum lugar a hipótese de modificar a pontuação do score de crédito. É possível se fazer somente a remoção do CPF dos cadastros de inadimplentes.

O que fazer para recuperar o score de crédito no caso de negativação indevida?

Foi então que me deparei com o artigo do advogado Paulo Pereira, que você inclusive pode conferi-lo aqui. Ele menciona que é necessário que o advogado solicite a suspensão liminar da inscrição, o pedido de dano moral e por fim, a restauração da pontuação do score para a data anterior à inscrição.

O advogado menciona um caso semelhante que aconteceu no Estado do Paraná, em que um consumidor teve o seu nome indevidamente inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e lhe foi concedida a tutela de urgência para restaurar o score creditício.

Considerações finais

Aparentemente, a única maneira possível de recuperar o score de crédito no caso de uma eventual negativação indevida seja através de uma ação judicial. Contudo, na minha opinião, os Bureaus de crédito deveriam possibilitar essa restauração da pontuação do score para a data anterior à inscrição.

Entrei em contato com a Serasa Experian por meio da sua assessoria de imprensa e não me retornaram. Assim que eu tiver maiores informações, estarei atualizando este artigo.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim, acompanhe artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...