Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Netflix irá encerrar serviço nesta sexta-feira (29)

Apesar da Netflix ser hoje um dos principais e maiores serviços de streaming, a plataforma começou de maneira comum. Veja as mudanças!

Apesar da Netflix ser hoje um dos principais e maiores streamings, ela começou de maneira bastante comum. No entanto, com o passar dos anos, a empresa se viu obrigada a encerrar um de seus maiores serviços.

A plataforma iniciou prestando serviços de assinatura de DVDs, assim como a Blockbuster – uma das maiores redes de locação de filmes e videogames do mundo. Contudo, algumas reviravoltas e a transformação do mercado de entretenimento levam as origens da Netflix a um fim.

Fechamento da fábrica de DVDs da Netflix

A empresa está prevendo o encerramento de uma de suas fábricas de distribuição de DVDs, com data marcada para esta sexta-feira (29). Deixa, assim, de operar um serviço que realizava o envio de cerca de 1,2 milhão de DVDs por semana.

Fachada de prédio da Netflix
Imagem: Elliott Cowand Jr / shutterstock.com

O local, mantido em anonimato, sem fachada da Netflix e poucas informações, já teve mais de 50 pessoas empregadas, mas agora, encerra suas atividades. Hoje, operando com cerca de 6 funcionários, essa parte da empresa decidiu cessar suas operações e focar apenas no serviço de streaming.

Motivação para a decisão tomada

Após a chegada dessa nova forma de distribuição de conteúdos multimídia, a prática do aluguel de DVDs passou a ser considerada obsoleta e a perder força. Há, aliás, uma grande diferença financeira, pois o streaming gera receitas muito maiores que as mídias físicas.

Veja também:

Ministério da Saúde vai abrir concurso público com 300 vagas; saiba mais

Neste ano de 2023, por exemplo, 5 instalações como essa citada acima geraram uma receita chegando próxima aos US$ 60 milhões no primeiro semestre. Entretanto, a Netflix como streaming, atingiu a marca de US$ 6,5 bilhões.

Como a Netflix está lidando com os clientes negativos à decisão?

Como uma medida para amenizar a insatisfação do público, a empresa está permitindo que os clientes mantenham os últimos DVDs alugados. Ela garante, dessa forma, que os consumidores terão uma boa lembrança do período vivido através do serviço de aluguéis.

Além disso, muitos dos trabalhadores do local da Netflix também se mostraram desapontados, porém otimistas sobre a situação. Para os funcionários, a empresa foi fundamental para o desenvolvimento profissional de cada um dos trabalhadores ao longo dos mais de 20 anos de existência do serviço prestado.

Imagem: Elliott Cowand Jr / shutterstock.com