Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nipah: novo vírus mortal pode causar pandemia e chegar ao Brasil?

Conheça os detalhes e a origem do novo vírus Nipah, e descubra quais os riscos de chegada ao Brasil ou possibilidade de uma nova pandemia.

No sul da Índia, mais especificamente no estado de Kerala, as autoridades registraram um novo surto do vírus Nipah. Até o momento, confirmaram cinco casos e relataram duas mortes. Essa é a quarta vez que ocorrem infecções relacionadas a este patógeno na região desde 2018, segundo informações divulgadas recentemente.

Mas, afinal, o que é o vírus Nipah? Existe o risco dele se espalhar para outras regiões e países, chegando até o Brasil? A fim de responder a essas perguntas, confira a seguir as opiniões de especialistas no assunto.

Situação atual da Índia

Devido ao aumento das infecções, autoridades fecharam escolas e escritórios em algumas partes do estado de Kerala.

De acordo com informações das autoridades locais, entre os cinco indivíduos que testaram positivo para o vírus Nipah, dois morreram e os outros três, entre elas uma criança, estão hospitalizados. Adicionalmente, as autoridades avaliaram mais de 700 pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com os infectados.

Veja também:

Veja AQUI o que você precisa saber antes de solicitar pensão por morte do INSS

O que é o vírus Nipah?

Identificado pela primeira vez em 1999 numa fazenda de suínos na Malásia, o vírus Nipah pertence à mesma família dos patógenos que causam a caxumba, o sarampo e o Hendra – uma doença emergente que também vem preocupando os cientistas. O animal que serve como reservatório do vírus é o morcego do gênero Pteropus, conhecido popularmente como “raposa voadora”.

Assim, a transmissão para humanos ocorre por meio do contato direto com morcegos, seus fluidos corporais (saliva, urina), fezes, ou pelo consumo de alimentos contaminados pelo animal. Indivíduos que contraem o vírus podem apresentar sintomas graves, como problemas respiratórios e inflamação do cérebro.

Pode ser uma nova pandemia?

No momento, os especialistas são unânimes em afirmar que o risco do vírus Nipah se espalhar e se transformar em algo mais grave, como uma epidemia ou uma pandemia, é baixo. As autoridades indianas estão monitorando os casos e rastreando os possíveis contatos, enquanto autoridades sanitárias e governos ao redor do mundo estão em alerta.

A boa notícia para nós brasileiros é que, segundo os pesquisadores, o Brasil tem capacidade e estrutura para realizar essa contenção, se necessário. Além disso, vale lembrar que o morcego que carrega esse vírus não está presente em nosso território.

Imagem: People Image Studio / Shutterstock.com