Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome sujo: Como saber se o seu nome está negativado?

Há duas formas de consultar se você está com o nome sujo. Confira.

0

No Brasil, existem atualmente cerca de 65 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Os dados são da Serasa e mostram que essas pessoas estão com o “nome sujo”. Para esses cidadãos, a oferta de crédito, bem como a chance de compra, estão muito comprometidas. 

Nome sujo: como saber se o seu nome está negativado?

Além do grande número de pessoas com o nome sujo, a Serasa também apresenta qual é o valor médio das dívidas. Estima-se que, em média, cada uma das pessoas inadimplentes deve R$ 3.937,38. 

Por outro lado, esses 65 milhões de brasileiros com o nome sujo são o menor número de devedores do último ano. Ou seja, a situação chegou a ser ainda pior. Ao todo, são 29,7% de brasileiros com o nome sujo, por dívida com o cartão de crédito e bancos. Além disso, outros 13% tem dívidas no varejo. 

Ter o nome sujo e o CPF inserido no sistema de proteção ao crédito traz problemas para quem precisa fazer empréstimos, solicitar cartões, ou ainda, parcelar as compras.

Anteriormente, consultar a situação de inadimplência era difícil. Contudo, atualmente existe a tecnologia que facilita essa tarefa de consultar o nome sujo. Basicamente, há duas formas de fazer isso: uma é pelo site do SPC, e outra por meio da Serasa Experian. Ambas as opções podem ser feitas pela internet.

Como consultar se o seu nome está na Serasa?

Para consultar se você está com o nome sujo, basta abrir o site, ou ainda, baixar um app da Serasa (disponível para Android | iOS).Em seguida, clique em “Consultar dívidas”. Depois, faça o cadastro por meio do seu CPF, nome, data de nascimento e e-mail. 

Quando estiver tudo pronto, o usuário abre uma página que mostra o Score. O score é um tipo de pontuação que mede a confiabilidade do consumidor em pagar as suas dívidas. É possível também consultar se há alguma dívida ativa e se existe uma proposta para a renegociação do saldo. 

Como consultar se você está com o nome sujo no SPC?

Para realizar a consulta do nome sujo no SPC, é necessário entrar no site do SPC Brasil ou no app (disponível para Android | iOS). Em seguida, o usuário deve clicar em “Consultar CPF” na página inicial. Depois disso, o acesso às informações é pago. O plano mais barato custa R$ 16,90. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...