Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nota de dinheiro falsa: veja como identificar

Você sabe identificar se uma nota de dinheiro é falsa ou verdadeira? Conheça todos os elementos de segurança presentes nas notas de real!

Durante um pagamento com dinheiro físico, sobretudo no comércio, é comum que os atendentes posicionem as cédulas contra a luz para confirmar se elas são legítimas. Mas você, enquanto consumidor, sabe identificar se uma nota de dinheiro é falsa ou verdadeira?

A segunda família do real, lançada pelo Banco Central em 2010, trouxe uma série de elementos de segurança mais modernos para dificultar a falsificação de notas. Saiba como identificar cada um deles no seu dinheiro!

Nota de dinheiro falsa ou verdadeira? Conheça os elementos de segurança

Notas de dinheiro brasileiro de 100 reais sob uma lupa com lente de aumento.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Para facilitar a identificação dos elementos de segurança, o Banco Central elaborou um folheto com imagens detalhadas de cada um. Então, depois de conhecer os pontos abaixo, confira as imagens neste link.

Veja também: INSS te liberou, mas você ainda está doente? Saiba o que fazer

1. Marca d’água

O primeiro passo para saber se uma nota de dinheiro é verdadeira ou falsa é verificar a marca d’água. Assim, posicione a cédula contra a luz e procure, na área clara, a figura do animal e o número do valor em tons claros e escuros.

2. Fio de segurança

O fio de segurança é uma linha escura visível contra a luz perto do meio da nota. Presente apenas nas notas de 10, 20, 50 e 100 reais, o fio contém o número do valor e a palavra “REAIS”.

3. Alto-relevo

Além disso, as notas legítimas têm áreas em alto-relevo perceptíveis com facilidade pelo tato. Confira quais são:

  • Na frente: na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, apenas no número inferior esquerdo);
  • No verso (apenas nas notas de 20, 50 e 100 reais): na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, no animal e no número indicativo de valor.

4. Quebra-cabeça

Contra a luz, partes do desenho do verso completam partes da frente, formando o número do valor da nota. Em suma, é um tipo de “quebra-cabeça” (confira as áreas indicadas no folheto do Banco Central).

5. Número escondido

Coloque a nota na altura dos olhos, na posição horizontal. Então, em um local bem iluminado, verifique se aparece um “número escondido” com o valor da nota (confira no folheto).

6. Elementos fluorescentes

Sob luz ultravioleta, é possível ver o número do valor da nota em áreas da parte da frente (confira no folheto) e pequenos fios na cor lilás. Além disso, a numeração de série vermelha fica amarela.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com