Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notificação de perda do Bolsa Família assusta beneficiários

O governo federal divulgou que cerca de 7 milhões de famílias do Bolsa Família podem ter o benefício cortado em breve. Saiba mais!

Atualmente, o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do país, contempla cerca de 21 milhões de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Dessa forma, para garantir a continuidade do pagamento do benefício, é de extrema importância manter as informações cadastrais do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizadas.

Recentemente, o governo federal divulgou que cerca de 7 milhões de famílias beneficiárias possuem dados desatualizados, o que pode levar ao corte dos benefícios. Assim, o processo de atualização cadastral é essencial para a manutenção do benefício.

Veja também:

PicPay lança fundo exclusivo que permite aportes a partir de R$ 100

Perda do Bolsa Família

Portanto, para não perder o Bolsa Família, é preciso que as famílias mantenham o CadÚnico atualizado. Assim, os fatores que podem levar à suspensão do benefício são:

  • Renda familiar superior à declarada;
  • Alterações no número de integrantes da família;
  • Falta de frequência escolar de menores;
  • Negligência no acompanhamento da saúde e imunização.

Dessa forma, ao receber a notificação, é essencial agir prontamente. Assim, para realizar a atualização cadastral, o procedimento é simples, basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município ou ao setor responsável pela gestão do CadÚnico na prefeitura local, munidos de documentação necessária, sendo ela:

  • Documentos de identificação de todos os membros da família;
  • CPF ou Título de Eleitor; e
  • Comprovante de residência.
Cartão Bolsa Família com símbolo vermelho de proibido
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Calendário de pagamentos – março

Por fim, confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família referente ao mês de março, que segue de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular:

Último dígito do NISData do Pagamento
115 de março
218 de março
319 de março
420 de março
521 de março
622 de março
725 de março
826 de março
927 de março
028 de março
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital