Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova Carteira de Identidade Nacional: como obter a minha?

Veja como a nova Carteira de Identidade Nacional vai transformar os serviços públicos, integrando dados do cidadão e aumentando a eficiência.

O Brasil entrou em uma nova era de atualização tecnológica e simplificação da burocracia. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, neste mês, a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A saber, a nova Carteira de Identidade Nacional surge como uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para facilitar e unificar a identificação dos cidadãos brasileiros.

Assim, o documento, que passou a ser oficial desde janeiro de 2024, terá um número único, o mesmo do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Confira, a seguir, mais detalhes sobre o assunto e descubra como emitir a sua!

Como obter a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com

A nova CIN já pode ser emitida em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Para obtê-la, é necessário acessar a página oficial e seguir o passo a passo lá disponível.

Portanto, esse é o momento ideal para renovar o seu documento e fazer parte do cadastro nacional integrado que está revolucionando o sistema de documentos do país.

As vantagens da CIN

A Carteira de Identidade Nacional traz uma série de benefícios, principalmente a integração segura e aprimorada dos dados do cidadão.

Isso facilita a atuação em áreas como saúde, educação e trabalho, pois reduz fraudes e fortalece a segurança na identificação dos cidadãos brasileiros.

Prazos e renovação da CIN

A saber, a mudança para a nova CIN deve ser feita até 2032. Além disso, vale lembrar que a emissão da primeira via e as renovações são gratuitas. A validade do documento varia de acordo com a idade do titular, sendo de 5 anos para aqueles de 0 a 12 anos, 10 anos para os de 12 a 60 anos, e indeterminado para os acima de 60 anos.

Veja também:

5 ideias para você ganhar dinheiro no Carnaval 2024

Em suma, a implementação da CIN representa uma conquista importante para a população. Ela elimina burocracias e proporciona uma experiência de uso mais ágil e eficiente.

Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com