Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova carteira de identidade traz registro único e facilita a vida de brasileiros

No dia 23 de fevereiro foi anunciado o RG Único, com assinatura do presidente Jair Bolsonaro. O novo documento tem como objetivo a mudança no registro único para cada cidadão brasileiro. Sendo assim, não haverá mais CPF e RG, mas apenas um registro.

Desta forma, o governo pretende evitar que golpes ocorram. O novo RG deve estar disponível em todo o país até 6 de março de 2023 e a digitalização do documento e possibilidade de cópia digital autenticada fortalecerá a proteção dos dados pessoais dos brasileiros. 

O RG único 

O documento poderá ser utilizado em viagens para países do Mercosul por causa do padrão internacional, utilizando o código Machine Readable Zone (MRZ). 

Conforme anunciado pelo Governo Federal, o número do registro único será exatamente o mesmo que já usamos em nosso CPF. Portanto, o número do RG não será mais necessário.

Além disso, o RG Único virá com uma cópia digital da identidade que poderá ser acessada diretamente pelo seu celular.

A cópia digital será validada pelo sistema QR Code, possibilitando a verificação do documento mesmo que o cidadão esteja off-line. Desta forma, não será necessário sair com o RG em mãos, pois apenas com o celular conseguirá repassar seus dados, se necessário.

Validade e outras novidades

São muitas novidades que irão além da cópia autenticada e o RG Único. Outra mudança que chegará com essa nova identidade será a validade estendida. Além disso, a carteira também permitirá o nome social na identificação, sem que seja preciso ajustar os demais documentos. 

Por fim, até março de 2023 todos os cidadãos brasileiros deverão estar com o novo documento. Para isso, será necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública estadual para atualizar a documentação.

O RG atual deixará de existir?

Não é necessário correr atrás do novo modelo de RG, pois o atual continuará sendo aceito por um tempo determinado, confira a validade a seguir.

  • Brasileiros até 60 anos: 10 anos de validade;
  • Brasileiros acima de 60 anos: validade indeterminada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução