Criação de ‘nova CPMF’ pode prejudicar muito o Nubank e outras contas digitais

A possibilidade de criação de uma ‘nova CPMF’ ganha cada vez mais força no Congresso. A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), vale lembrar, foi um tributo brasileiro cobrado de 1997 a 2007. No entanto, diferentemente da antiga CPMF, a nova CPMF deverá ser cobrada somente sobre transações financeiras digitais. Sendo assim, a nova CPMF com certeza prejudicará muito o Nubank e outras contas digitais; afinal a cada transação realizada incidirá esse novo tributo. Confira mais detalhes sobre a criação da nova CPMF nessa matéria!

É provável que você também goste:

Cuidado: em novo golpe do INSS, são feitas ligações falsas para segurados com pendências

Auxílio emergencial: Várias contas do Caixa Tem foram bloqueadas por suspeita de fraude

Cuidado: Receita Federal agora vai cruzar pagamentos do Auxílio Emergencial com o Imposto de Renda

Criação de ‘nova CPMF’ ganha apoio de líderes do Centrão

O governo Bolsonaro ainda não definiu o nome do novo imposto nem a sua alíquota, mas a chamada “nova CPMF” já está dando o que falar no Congresso. Embora muitos deputados ainda tenham resistência à ideia de criação de um novo imposto, a ideia ganhou o apoio de alguns líderes do Centrão. Por outro lado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, é contra a criação de impostos. De acordo com ele, a solução para a economia brasileira está na simplificação da cobrança de impostos sobre bens e serviços. Maia não descarta totalmente projetos sobre impostos, mas está mais disposto a rever subsídios e isenções do que a criar novos tributos.

Entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que isso não é o bastante. Para Guedes, uma eventual desoneração da folha de pagamentos só será possível com a criação de uma nova CPMF. Essa nova CPMF deverá ter alíquota de 0,2% a 0,4% sobre toda a economia digital e o comércio eletrônico. Além de incidir sobre transações de contas digitais (como Nubank, Banco Original e Banco Inter), transações na Bolsa de Valores também devem ser afetadas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais