Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova fase do Open Banking vai facilitar a contratação de empréstimos

0

O Open Banking possibilita o compartilhamento de informações dos clientes entre os órgãos financeiros. Em suma, o Banco Central (BC) já estabeleceu as suas etapas de implantação e da função de contratação de empréstimo, entre outros serviços. O  cronograma deve encerrar no mês de setembro de 2022.

Ou seja, a instituição também está empenhada em melhorar a troca de dados entre os bancos. Assim, os clientes evitam a burocracia e ganham mais tempo, se optarem abrir uma nova conta em outro banco. Além disso, o serviço deve facilitar a contratação de empréstimos. Confira os detalhes a seguir.

É provável que você também goste:

Open Finance vai abrir mais possibilidades de oferta de crédito

Nova fase do Open Banking vai facilitar a contratação de empréstimos

Em suma, o Open Banking é uma plataforma que já existe nos Estados Unidos e na União Europeia. Segundo o BC, o sistema possibilita uma competição maior entre os bancos. E, enquanto isso ocorre, os clientes têm acesso a melhores produtos e serviços.

A primeira fase do Open Banking ocorreu em fevereiro de 2021. O processo de implantação tem 4 fases. No último dia 30, o BC iniciou uma nova etapa: agora, os bancos compõem um tipo de marketplace do crédito.

Dessa forma, os clientes terão acesso as melhores tarifas e regras. A intenção do Open Banking, é melhorar a contratação de empréstimo. É dito isso, pois os interessados terão mais informações para escolher qual é a melhor condição segundo a sua realidade financeira.

Ademais, na nova etapa, os clientes receberão um Encaminhamento de Proposta de Crédito (Epoc). É através desse sistema do Open Banking, que os cidadãos devem conferir todas as ofertas de uma só vez.  Vale ressaltar que o Epoc está em fase de testes. O objetivo é melhorar, desta forma, a vida financeira dos clientes.

Além disso, o compartilhamento de informações entre os bancos, precisa ser permitido por cada cidadão. Através do Epoc, as instituições financeiras devem enviar diversas ofertas de empréstimo. Ou seja, são as instituições que vão mandar as propostas no Open Banking. E, assim, o cliente não vai ter que procurar a liberação de empréstimo de banco a banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar