Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance vai abrir mais possibilidades de oferta de crédito

No final do mês de março, o Open Banking ganhou um novo nome: Open Finance. Na nova fase iniciada há pouco tempo, os clientes de instituições financeiras poderão compartilhar informações para receber propostas de crédito e financiamentos

A intenção do programa do Banco Central (BC) é desenvolver uma infraestrutura que permita uma melhor interação e troca de dados entre usuários de diferentes bancos habilitados. 

É provável que você também goste:

Banco Central lança o Open Finance, que amplia a troca de dados entre as instituições financeiras

Open Banking completa 1 ano e bancos já fazem quase 100 milhões de interações por mês

Quais são os benefícios do Open Finance?

Com essa nova fase, o Open Finance vai abrir mais possibilidades de oferta de crédito através do compartilhamento de informações.

Instituições financeiras e bancos estarão permitidos a entrar em contato com quem não é seu cliente para ofertar crédito e disputar com as instituições às quais o usuário possui conta. 

Dessa forma, os clientes poderão receber:

  • Propostas de crédito mais acessível com juros menores;
  • Ofertas de produtos personalizados, que atendam às suas necessidades.

De acordo com o BC, inicialmente as novas normas de compartilhamento não alcançaram algumas operações, como o home equity, procedimentos de crédito com garantia e consignados. 

É confiável compartilhar informações no Open Finance?

O objetivo da nova fase é tornar mais simples o processo de contratação de crédito, além de agilizar o uso dos recursos. No entanto, o compartilhamento das informações não é obrigatório e o cliente escolhe se quer ou não “dividir” seus dados.

Além disso, durante anos o Open Finance tem sido desenvolvido numa parceria entre o Banco Central (BC) e as instituições financeiras que estão no sistema. A ideia é que o usuário tenha acesso às melhores propostas de crédito e produtos, com a segurança sendo um dos pontos principais. 

Quais são os critérios para que os bancos lancem as ofertas?

Para lançar as ofertas, as instituições financeiras devem seguir critérios criados pelo BC. Veja quais são.

  • Experiência rápida e adequada ao cliente;
  • A instituição deve permitir que as propostas sejam comparadas;
  • Personalização das ofertas de crédito;
  • Transparência no pedido de contratação e operação de crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com