Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Nova lei prevê multa de R$ 24 mil para quem fizer isto; confira

Nova lei sancionada na última quarta-feira, dia 17, multa quem praticar ESTES atos. Descubra tudo sobre isso.

Bruna MachadoPor Bruna Machado2 min de leitura
Martelo de juiz em cima de uma pilha de dinheiro

Em uma tentativa de conter crimes que envolvem a aquisição ilícita de bens públicos, o governo do Distrito Federal sancionou uma nova lei na última quarta-feira, dia 17. Assim, a partir de agora, o seu descumprimento resultará em multa.

A norma, elaborada pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), define multas que podem chegar até R$ 24 mil. Elas são válidas para pessoas que forem flagradas comercializando, possuindo ou transportando bens públicos sem autorização.

Nova lei pode resultar em multa: quais bens estão inclusos?

Martelo de juiz em cima de uma pilha de dinheiro
Imagem: Tom Franks / Shutterstock.com

Os bens mencionados na lei incluem itens como cabos, fios de energia, tampas de bueiros, hidrômetros, lixeiras e semáforos. Além disso, a regra também se aplica a estabelecimentos comerciais que lidam com produtos recicláveis, como ferros-velhos e sucateiros.

Esses comércios não poderão adquirir, vender, beneficiar, reciclar, compactar, ter em depósito, receber, transportar ou ocultar bens oriundos de empresas públicas, concessionárias ou empresas privadas que prestam serviços de interesse público sem comprovação de origem.

Itens como placas e antenas de redes de telecomunicação, equipamentos usados no programa de videomonitoramento urbano do Distrito Federal, além de qualquer material que tenha identificação pública, também estão proibidos para compra, vendida ou armazenamento sem autorização.

Quais são as penalidades para quem desrespeitar a lei?

As empresas que desrespeitarem a nova lei estarão sujeitas a multas. A saber, elas variam de um a 24 salários mínimos, a depender do peso do material apreendido. Esse valor pode ser ainda maior se o infrator reincidir na infração.

O deputado Eduardo Pedrosa, autor da legislação, explicou que a lei foi criada como uma resposta aos frequentes casos de furto de cabos de energia e outros bens públicos.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Veja também:

Servidores ganharão aumento de 70% na gratificação; veja se você vai ser beneficiado

Como exemplo, ele citou o ocorrido em outubro de 2023, quando o furto de cabos de energia comprometeu a circulação de trens do Metrô-DF. Assim, para o deputado, a nova legislação servirá como uma ferramenta de combate a esses crimes e contribuirá para a conservação do patrimônio público.

Imagem: Tom Franks / Shutterstock.com

Bruna Machado

Autor

Bruna Machado

Bruna Cassana é gaúcha, natural de Pelotas, e atua como redatora no Seu Crédito Digital. Curiosa por natureza, está sempre conectada às tendências da web e às principais novidades sobre finanças, benefícios sociais e tecnologia. Com olhar atento às transformações digitais e linguagem acessível, Bruna contribui para informar e orientar leitores em decisões do cotidiano.

Topicos relacionados