Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas regras alteram diversas leis de trânsito! Veja o que fazer para não ser multado!

Pensando em viajar de carro? Saiba o que mudou no código de trânsito para não sofrer multas, e os novos prazos para recorrer em defesa.

Ao longo de 2022, o código de trânsito passou por mudanças importantes em algumas de suas instâncias. O impacto foi mais direto em relação a rodovias, ou em pistas de duas ou mais faixas. Para evitar multas, o condutor pode acompanhar o que mudou nas leis de trânsito

Logo no começo do ano, houve o incremento de duas novas infrações. Uma delas, voltada a pessoas jurídicas, se trata de quando não se pode identificar o condutor.

A outra é concentrada no transporte de carga levando em consideração o peso permitido por cada tipo de veículo.

Outras mudanças nas leis de trânsito

Agora o motorista pode se livrar de multas mesmo se não estiver portando a CNH.

Isso pode acontecer caso o agente de fiscalização identifique o motorista pelo sistema e veja que se trata de alguém habilitado. Lembrando que o condutor também pode contar com o aplicativo da CNH.

Outra mudança, que pesa mais dentro da cidade, é que se caso o condutor pare sobre a ciclovia e seja visto, ele será multado. A multa pode chegar a R$ 195,23, além de mais 5 pontos na carteira.

Sobre a validade do documento CNH, o prazo também sofreu alteração. Uma promessa de campanha do governo Bolsonaro se concretizou levando a validação do uso para 10 anos, aos motoristas que tiverem menos de 50 anos.

Já para o público com idade entre 50 e 69 anos o prazo é de 5 anos, e para aqueles cuja idade já alcança os 70, a renovação se dá a cada 3 anos. 

Não só o prazo de renovação foi alterado como também o tempo de alegar defesa caso conteste uma multa. Antes o prazo máximo para se apresentar era de 15 dias e agora passou a ser de 30.

Além disso, uma outra mudança nesse cenário é que toda e qualquer pena ao condutor cairá em efeito suspensivo enquanto ele estiver em processo de defesa.

Imagem: Burdun Iliya / shutterstock.com