Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novidade na compensação de boletos começa nesta sexta-feira (15); confira

A Febraban anuncia que boletos bancários faturados até 13h30 serão compensados no mesmo dia a partir de sexta-feira para modernizar o setor bancário.

Grande novidade sobre a compensação de boletos! O faturamento e compensação do boleto bancário, a partir da próxima sexta-feira, 15, poderá ocorrer no mesmo dia, mediante a realização do pagamento até às 13h30. A vinculação da notícia ocorreu pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Dessa forma, essa mudança, que será obrigatória, é parte de um projeto de modernização da modalidade de boletos. A novidade abrangerá 136 bancos e tem como objetivo principal a agilidade no processamento das transações.

Vantagens da nova modalidade de compensação de boletos

Pequeno pedaço de papel escrito boletos, com documento de código de barras ao lado
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

De acordo com a Febraban, se o cliente realizar o pagamento do boleto até às 13h30, o recebimento do dinheiro por parte do cobrador ocorrerá no mesmo dia, a depender do acordo que ele tenha com a sua instituição financeira.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, ressaltou que a nova modalidade trará benefícios ao comércio.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, destacou Faria.

Dados revelam o uso dos boletos bancários no Brasil

Apesar do Pix, desde 2020, ter ganhado espaço, o boleto bancário continua sendo uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Segundo dados da Febraban, só no ano passado ocorreu a realização de cerca de 4,2 bilhões de transações por meio de boletos, o que totalizou cerca de R$ 5,8 trilhões.

O diretor-adjunto de Serviços da Febraban informou que a ideia é que toda a liquidação dos boletos possa ser feita no mesmo dia.

Veja também:

Lista de prioridades do Banco Central: Bitcoin e Criptos entram na mira

“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos sejam processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no dia seguinte. Assim que a modernização estiver implantada, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o mesmo dia”, declarou Faria.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com