Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo cadastro positivo deverá reduzir número de negativados

0

O Cadastro Positivo entrará em vigor no dia 9 de julho e, segundo Gustavo Marrone, diretor jurídico e Regulatório da Quod, gestora de dados criada pelos cinco maiores bancos do país, ele deve ajudar a reduzir a inadimplência. Além disso, ele entende que irá aumentar a concorrência, com mais oferta de crédito.

É provável que você também goste:

Reforma da Previdência acaba com o PIS/Pasep de milhões de brasileiros

Clientes do Banco do Brasil, Itaú e Santander estão em risco com novo vírus bancário.

Seja membro

Cadastro positivo deverá reduzir número de negativados

Ou seja, para ele, a implantação do cadastro positivo fará com que a informação deixe de ser privilégio. Isso porque as várias fontes provedoras de dados do consumidor terão as mesmas informações. “Isso reduzirá a assimetria, possibilitando que várias instituições façam análises dos dados e cheguem a produtos personalizados e mais assertivos para o consumidor”, disse.

Para exemplificar, Marrone deu o exemplo dos países com condições econômicas parecidas com a brasileira e implementaram o cadastro positivo. Segundo ele, a taxa de inadimplência caiu 42%. De acordo com estudos da Febrabran sobre juro, 31% dos spreads correspondem ao custo com a inadimplência do sistema.

Todas as instituições que trabalham com parcelamento de crédito e com serviços continuados, como varejistas e prestadores e concessionárias de água e luz, respectivamente, de acordo com o que a lei prevê, são obrigados a fornecer informações para o cadastro positivo que impliquem risco financeiro.

O Congresso Nacional aprovou a nova lei do Cadastro Positivo (166/19), que foi sancionada pelo presidente da República em 8 de abril de 2019. A partir do dia 9 de julho, portanto, as pessoas físicas e jurídicas serão incluídas automaticamente em um banco de dados com histórico de informações de crédito.

Enfim, gostou da notícia sobre o cadastro positivo reduzir o número de negativados?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.