Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo DPVAT: motoristas terão que pagar mais pelo seguro; entenda

Descubra o novo DPVAT em 2024, agora cobrindo mais vítimas de trânsito. Saiba mais sobre valores e impactos!

O Seguro de Danos Pessoais Veiculares Acidentários (DPVAT), conhecido como DPVAT, está passando por mudanças significativas. Assim, o seguro que passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), entrará em vigor, alterando a forma de proteção em caso de acidentes.

Em síntese, o SPVAT é um seguro obrigatório que cobre as despesas médicas e indenizações em caso de morte ou invalidez permanente de vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de quem seja o culpado. Veja mais detalhes!

Viaje para os Estados Unidos com tranquilidade com a Real seguro viagem

Novas regras do novo DPVAT

Portanto, uma das principais mudanças propostas é a expansão da cobertura do seguro, agora incluindo acidentes que envolvam ciclistas e patinetes elétricos, ampliando assim a proteção para um maior número de vítimas em potencial em vias públicas. 

Além disso, o novo formato do SPVAT propõe uma variação no preço do seguro baseado no tipo de veículo e localidade, indicando que motoristas de veículos mais caros e estados com IPVA mais alto poderão enfrentar maiores taxas.

Veja também:

Servidor público com deficiência poderá ter aposentadoria especial; saiba mais

Dessa forma, o valor do SPVAT irá variar de acordo com o perfil do condutor e do veículo, como tipo de veículo, potência do motor, histórico de sinistros e CEP do local de circulação.

uma mão que só aparece o dedo polegar segurando um celular, que exibe o aplicativo do DPVAT em sua tela, em segundo plano tem algo semelhante a tela de um notebook com a página do DPVAT aberta
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Impacto do novo seguro

No entanto, a reimplantação do SPVAT ainda depende de aprovações subsequentes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, no plenário do Senado. Se passar por todas essas etapas e for sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pagamento do SPVAT será essencial para o licenciamento de veículos. Confira os possíveis impactos:

  • Aumento do custo para os motoristas: o aumento do valor do seguro impactará diretamente o orçamento dos motoristas;
  • Maior proteção em caso de acidentes: a ampliação da cobertura trará mais segurança para todos os envolvidos em acidentes de trânsito;
  • Cálculo personalizado do seguro: o cálculo do valor do seguro de acordo com o perfil do condutor poderá ser mais justo para alguns motoristas.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com