Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe do INSS: veja como não se tornar mais uma vítima

Criminosos aplicam novo golpe do INSS em aposentados e pensionistas. Confira como se proteger!

Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), há diversos relatos em diferentes partes do país de aposentados e pensionistas que foram enganados por criminosos se passando por servidores do órgão para roubar dados pessoais.

Ainda de acordo com os relatos obtidos, os golpistas entram em contato por telefone, mensagens de WhatsApp, e-mail ou até mesmo indo diretamente na casa dos beneficiários se identificando como funcionários do INSS ou de bancos.

As vítimas que acabaram caindo no golpe informaram que os criminosos, fingindo que são atendentes do INSS, solicitaram que os segurados enviassem fotos de RG e CPF, fotos do cartão de crédito e as senhas das suas contas bancárias.

Qual é o objetivo do golpe?

O INSS é o órgão público responsável por realizar o pagamento de diversos benefícios previdenciários e outros direitos para os cidadãos brasileiros. Entre esses benefícios estão:

  • Auxílios;
  • Pensões;
  • Aposentadorias;
  • Benefícios de ordem assistencial ou previdenciária.

Por conta disso, o objetivo desses criminosos, ao aplicar esse tipo de golpe, é roubar o dinheiro desses segurados e até mesmo fazer empréstimos nos bancos em seus nomes. Dessa forma, é preciso estar atento e desconfiar de tentativas de contato estranhas.

Como evitar o novo golpe do INSS?

A Serasa disponibiliza em suas plataformas diversas dicas para ajudar a não cair em golpes. Uma das mais importantes é manter os seus dados atualizados no site “Meu INSS” ou pelo aplicativo da plataforma (disponível para Android e iOS). Você também pode realizar a atualização através do telefone 135.

Além disso, o INSS ressalta que não solicita senhas de contas dos seus beneficiários de forma nenhuma. Portanto, se receber uma solicitação parecida com essa, seja por telefone, e-mail, mensagem ou até mesmo por alguém na porta da sua casa, não passe a informação.

Por fim, não clique em links que pareçam suspeitos ou que venham de remetentes estranhos. O número oficial utilizado pelo INSS para o envio de mensagens é o 280-41. Mas se ainda assim houver dúvidas, entre em contato direto com o órgão em um dos seus canais oficiais de atendimento. 

Imagem: CameraCraft/shutterstock.com