Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o golpe do WhatsApp que já atingiu mais 300 mil pessoas

Entenda como funciona a fraude e saiba como se proteger

Um tipo de golpe praticado no WhatsApp vem se tornando bem conhecido. Assim, o objetivo desse tipo de fraude é oferecer uma falsa oportunidade de trabalho. É o chamado golpe da “vaga de emprego”, que já vitimou mais de 346 mil pessoas apenas neste ano. Além disso, durante a pandemia, devido à falta de emprego, o crime tem se tornado cada vez mais popular.

Nesse novo tipo de estelionato, o objetivo dos criminosos é roubar dados dos usuários. Dessa forma, informações como CPF, endereço, telefone e dados bancários são os alvos dos golpistas. Então, para saber mais sobre esse novo tipo de golpe, continue lendo!

Conheça o golpe do WhatsApp que já atingiu mais 300 mil pessoas

De forma geral, o golpe funciona assim: os usuários recebem uma mensagem no WhatsApp anunciando uma suposta oferta de trabalho. Em seguida, ao clicar no anúncio, a vítima é levada para um site com perguntas aleatórias. Essa página serve apenas como distração, uma vez que, para fazer o cadastro para a vaga, você precisa informar seus dados pessoais.

Com isso, em posse das informações, o golpista pode invadir contas, desviar recursos e até realizar compras pela internet com os dados enviados. De acordo com especialistas, a dica principal para reconhecer esse tipo de golpe é que, na maioria dos casos, as vagas ofertadas são muito genéricas, e os anúncios contém mensagens confusas e com erros de português.

Por fim, analise a própria forma de contato. Afinal, dificilmente você vai receber ofertas de emprego pelo WhatsApp, certo? E, claro, nenhum oferta de emprego pede dados bancários ou informações muito pessoas para realizar cadastros. Portanto, fique de olho e evite cair nesse novo golpe!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Eliseu Geisler / shutterstock.com