Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo lote do FGTS vai ficar disponível para saque em breve

Prepare-se! Em breve, novo lote do FGTS será liberado para saque, proporcionando acesso a recursos importantes.

A Caixa Econômica Federal (CEF) está prestes a disponibilizar mais um lote do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Assim, oferecendo a oportunidade para milhões de trabalhadores resgatarem parte do saldo disponível em suas contas vinculadas ao fundo.

Essa modalidade permite que os beneficiários retirem anualmente uma porcentagem do saldo, de acordo com o mês de seu aniversário, em troca da renúncia ao saque integral em caso de demissão sem justa causa. Entenda quem pode resgatar e como funciona essa iniciativa que impacta diretamente o bolso dos trabalhadores brasileiros.

Porcentagem disponível e regras de resgate

Conforme definido pela CEF, cada trabalhador poderá resgatar de 5% a 50% do saldo disponível na sua conta do FGTS, a depender do valor total que possui em depósitos. Eles ainda terão uma parcela fixa que pode chegar a R$ 2.900.

As regras do saque-aniversário do FGTS estabelecem que os depósitos serão feitos diretamente na conta bancária indicada pelo cidadão. Assim, o dinheiro ficará disponível para resgate durante três meses, a partir do mês de aniversário do trabalhador. Se o saque não for realizado dentro deste prazo, os valores retornam à conta de origem.

Desde o último dia 1º, o saque-aniversário do FGTS está disponível para os nascidos em fevereiro, podendo resgatar os recursos até o dia 30 de abril. Em seguida, será a vez dos aniversariantes de março. Os saques seguem um calendário previamente estabelecido pela CEF, que vai até fevereiro de 2025.

Como acessar mais informações?

Para obter mais detalhes sobre a modalidade de saque-aniversário, os trabalhadores podem acessar o aplicativo do FGTS ou comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal. Assim, poderão esclarecer dúvidas e verificar se estão aptos a realizar o resgate de acordo com as regras do programa.

Veja também:

Transformação digital do INSS e a implementação da inteligência artificial: desafios e oportunidades

A modalidade de saque foi implementada em 2020 e, apesar de permitir a retirada anual de uma porcentagem do saldo do FGTS. Isso impede que o trabalhador realize o saque integral do saldo do fundo em caso de demissão sem justa causa.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com