Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo programa de crédito contará com juros baixos de 1,6% para pequenos negócios

Sebrae e BNB fecham parceria histórica para impulsionar pequenos negócios do Nordeste com crédito acessível. Saiba mais!

Pequenos negócios terão um novo impulso com uma iniciativa inédita que promete revolucionar o cenário financeiro para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Nordeste.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Banco do Nordeste (BNB) firmaram uma parceria histórica para oferecer crédito com juros de apenas 1,6% ao mês.

Essa medida inovadora, que faz parte da estratégia nacional de fomento aos pequenos negócios, abre portas para o crescimento e desenvolvimento de milhares de empreendedores na região.

Novo programa de crédito para pequenos negócios: mais de 1 milhão de empreendedores poderão se beneficiar

mulher empreendedora em frente a um pequeno negócio
Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

A parceria entre o Sebrae e o BNB tem como objetivo principal facilitar o acesso ao crédito para mais de 1 milhão de empreendedores no Nordeste. Essa iniciativa se insere no programa “Acredita”, lançado pelo Governo Federal, que busca impulsionar o setor de MPMEs em todo o país.

Através do programa, o Sebrae atua como garantidor do crédito para 80% do valor, reduzindo os riscos para os bancos e possibilitando taxas de juros mais baixas para os empreendedores.

Um marco histórico para o Nordeste

A parceria com o BNB representa a 29ª do tipo para o Sebrae Nacional, que já conta com instituições como Caixa e Sicoob em sua rede de parceiros. Desde o início do ano, já foram registradas mais de 20 mil operações de crédito, com um total de R$ 1,2 bilhão liberados até junho de 2024.

Esse montante representa um crescimento de 150% em relação ao ano passado, demonstrando o grande sucesso da iniciativa.

BNB: investindo no futuro do Nordeste

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destaca a importância da parceria com o Sebrae para ampliar o acesso ao crédito para os pequenos negócios da região.

“A partir desse programa vamos possibilitar a expansão das nossas atividades estando mais junto do pequeno e micro, garantindo a geração de emprego e renda”, afirma.

Sebrae: apoiando os pequenos negócios do Brasil

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, salienta que a iniciativa tem como objetivo apoiar os microempreendedores individuais (MEI) e os pequenos e médios empreendedores (PME), que são vitais para a economia do Brasil.

Veja também:

Gaúchos receberão Bolsa Família antecipado até dezembro; saiba mais

Ele menciona que a baixa taxa de juros e a participação do Sebrae, através do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que cobre 80% do crédito e assume o risco em caso de inadimplência, proporcionam aos empreendedores acesso ao sistema financeiro, possibilitando o crescimento de seus negócios.

Combate à alta taxa de juros

Décio Lima ainda critica a alta taxa de juros praticada pelos bancos no Brasil, que dificulta o acesso ao crédito para muitos empreendedores.

“No caso da parceria com o BNB, nós teremos uma taxa reduzida em relação ao mercado bancário normal e isso nos dá muito otimismo com essa carteira de crédito”, afirma.

Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com