Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG Digital: qual é o prazo para pegar o documento?

Atualmente, os cidadãos brasileiros já estão aptos a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade. Popularmente chamado de RG Digital, o documento terá sua própria versão tanto em papel quanto na versão online.

De início, a ideia é que o novo RG Digital traga mais segurança para os cidadãos, dificultando golpes e fraudes. Além disso, o objetivo da mudança também é facilitar a identificação nos documentos e nas atividades diárias dos cidadãos. Então, para saber mais, confira a seguir.

Novo RG Digital: prazo para emitir documento inicia em 2023

Dessa forma, mais do que a facilidade, a ideia do RG Digital é acabar com um problema de numeração do documento. Acontece que, até pouco tempo, cada estado brasileiro emitia seu próprio número de RG. Isso, por consequência, fazia com que um brasileiro que tirava a primeira via do RG em um estado, e a segunda via em outro, passasse a ter dois números de Carteira de Identidade.

Com isso, a partir de agora, a ideia é acabar de vez com esse problema, pois todos os documentos de identidade terão o CPF com número único. Ou seja, o número que atualmente consta no seu RG deixará de existir. Agora, o CPF no documento será a numeração oficial aceita pelo governo.

Mas, calma. O processo de implementação do novo RG ainda é recente. Por isso, o governo estipulou um prazo até março de 2023 para que os órgãos comecem a emitir o novo documento. Até porque nem todos os estados estão aptos hoje a emitir o RG Digital, visto que possuem cerca de 10 meses para se adequarem às regras.

De qualquer forma, para saber se o seu estado já emite o novo documento RG Digital, basta ir até uma unidade de cadastro e perguntar se o novo modelo já está sendo emitido. Quanto à validade, o RG segue tendo validade de 5 anos para crianças de até 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos. Pessoas acima desta idade têm direito a uso do documento por tempo indeterminado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução