Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank: 3 dicas essenciais para não sofrer golpes no Carnaval com o seu roxinho

Carnaval é tempo de diversão e alegria, praticamente uma despedida das férias e do verão. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não perder o controle, não só com os gastos exagerados, mas também com os golpes. Afinal, se você é um folião recorrente, já sabe que no Carnaval existem muitos larápios esperando alguém que bebeu demais para aplicar um roubo. Pensando nisso, vamos mostrar aqui 3 dicas essenciais para não sofrer golpes no Carnaval com o seu Nubank.

É provável que você também goste:

Distrito Ventures investe R$ 3 milhões em três fintechs brasileiras

SuperSim oferece empréstimo pessoal online para negativados de baixa renda

Bancos e fintechs serão obrigados a cobrar dólar do dia da compra a partir de março

Antes de mais nada, é importante sempre cuidar do seu cartão de crédito e do seu smartphone, pois um ladrão pode fazer uso deles e comprar no seu nome. Previna-se, não ande sozinho, pois com companhia é menos provável que você seja um alvo. Além disso, evite ficar com o celular na mão e não guarde no bolso de trás. Sempre tente guardar seu cartão e seu smartphone em bolsos fechados e na parte da frente. É uma boa ideia também observar as pessoas ao seu redor e, se achar alguém com atitude suspeita, se afaste. Em caso de problemas, procure por um policial ou guarda e fique próximo aos seguranças.

3 dicas essenciais para não sofrer golpes no Carnaval com o seu Nubank

Pague por aproximação para evitar troca de cartão

Um dos golpes no Carnaval mais famosos é o golpe da troca do cartão. Nessa modalidade de golpe, o cliente entrega seu cartão na mão do atendente para comprar e o mesmo devolve um outro cartão para a pessoa. Para evitar este golpe, você pode utilizar a tecnologia contactless, sobre a qual já falamos nessa matéria. O lance aqui é que você não precisa soltar seu cartão da mão para pagar aquela cervejinha no bar, assim evitando a troca do cartão.

Embora muitas pessoas possam desconfiar da segurança ao pagar por aproximação, afinal não é necessário inserir a senha, saiba que existem algumas medidas que garantem a segurança.

Primeiramente, não é possível fazer compras de mais de R$ 50. Além disso, só é possível utilizar o contactless no máximo 5 vezes consecutivas no dia. Segundo o roxinho, “A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial (como criptografia) para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes.”

Para ativar os pagamentos por aproximação no Nubank, basta abrir o app, clicar na seta abaixo do seu nome e escolher a opção “Configurar cartão”. Ative a opção “Compras por aproximação”, e a partir de agora, seu cartão de crédito Nubank pode ser usado por aproximação.

Bloqueio temporário do cartão

Se mesmo com os esclarecimentos acima, você acha que é complicado deixar o cartão Nubank livre, leve e solto com o contactless ativado, saiba que você pode fazer o bloqueio temporário do cartão para que, apenas quando você desativar o bloqueio, seja possível utilizar o cartão, tanto o débito quanto o crédito.

Para isso, vá no aplicativo Nubank e acesse o atalho “Bloquear cartão”, no símbolo de cadeado que fica na parte inferior. Ao clicar nele, ele bloqueia instantaneamente. E para desbloquear o cartão, é só clicar novamente no símbolo. A dica é deixar sempre bloqueado, e quando você for usar o cartão (de preferência por aproximação), fazer o desbloqueio, pagar e voltar a bloquear. Assim não há perigo de você sofrer nenhum golpe.

O mesmo vale caso você perca seu cartão. Bloqueie-o imediatamente no aplicativo para que ninguém possa usá-lo, especialmente para compras contactless ou compras online. Além disso, entre em contato com o suporte do Nubank através do chat, e-mail ou telefone para informar a perda ou roubo do cartão e solicitar um novo.

Fonte da imagem

Insira a senha de desbloqueio do celular no aplicativo

Essa medida é fundamental caso você perca o seu celular ou ele tenha sido roubado. Isso porque, com o aplicativo instalado e logado na sua conta, uma pessoa que tenha acesso indevido pode fazer pagamentos ou transferências dos valores que você tem na sua NuConta. Mas se o seu aplicativo exigir senha ao abrir, o golpista ou ladrão não conseguirá fazer isso, pois terá uma camada extra de segurança.

Para ativar o bloqueio por senha do app Nubank clique na seta abaixo do seu nome e vá em “Configurações do app”. Após isso, clique na barra de ativação ao lado de “Proteção do app” até que esta barra fique roxa, que quer dizer que está ativada. Pronto, agora o app vai pedir a senha de desbloqueio do seu celular toda vez que  o app Nubank for acessado.

 

nubank

Fonte da imagem

Celular roubado

Se o pior aconteceu e seu celular foi roubado, acalme-se, pois você pode bloquear o acesso ao seu Nubank pelo aplicativo. Acesse o site do Nubank ou entre em contato com o suporte pelo telefone. Por segurança, apenas funções de emergência ficam disponíveis pela web. Portanto, se não estiver com seu aparelho em mãos, clique em “Estou sem celular”.

estou sem celular

Aqui, você pode clicar em “Bloquear Cartão”. Além disso, clique em “Desconectar Todos” para que o aplicativo não seja utilizado em seu celular roubado.

nubank

Além disso, você pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone 0800 591 2117.

Enfim, gostou de saber como não sofrer golpes no Carnaval com o seu Nubank?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: página do Nubank no Facebook.