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Nubank pode ligar para fazer cobranças, ou é golpe?

Veja o que disse o Nubank em nota oficial enviada ao SCD

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Para quem possui cartão de crédito Nubank, sabe que é necessário, ao fim de cada mês, realizar o pagamento da fatura. Caso contrário, você começa a pagar juros e pode até mesmo ter o seu cartão bloqueado, dependendo do tempo do débito. Entretanto, alguns usuários relataram também ter recebido ligações telefônicas pedindo o pagamento. E aí, é golpe ou o Nubank tem mesmo o direito de fazer esse tipo de cobrança? Para saber mais, continue a leitura!

Nubank pode ligar para fazer cobranças, ou é golpe?

Assim, em publicação realizada na Comunidade Nubank, o usuário @Math fez a seguinte pergunta: “É verdade que a nubank liga para fazer cobrança dos pagamentos do cartão? Escutei gente falando que é fake news… Mas nunca tive certeza”. Já em seguida a postagem recebeu respostas de outros clientes do roxinho, em que alguns afirmaram que poderia ser um golpe.

Então, é golpe, ou o Nubank pode mesmo fazer esse tipo de ligação? E a resposta é que, depende. Se a sua fatura acabou de vencer, e você já está recebendo ligações para quitá-la, dificilmente essa ligação vem do Nubank. Afinal, em geral os bancos fazem avisos de débitos via e-mail e SMS para, apenas quando não tem nenhum retorno, fazer o contato telefônico.

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No caso do Nubank, por exemplo, os clientes podem receber notificações por push, e-mails, SMS, cartas e, por fim, a ligação. Além disso, mesmo nesses casos, a ligação é apenas de aviso de inadimplência, e em nenhum momento solicita seus dados ou algum tipo de pagamento/transferência fora do aplicativo.

Veja o que disse o Nubank em resposta ao SCD

Para termos certeza, entramos em contato com a assessoria da fintech, questionando sobre o assunto. Em resposta ao Seu Crédito Digital, o banco digital afirmou que tanto o Nubank quanto outra empresa parceira pode sim usar o telefone para fazer cobranças. Confira a nota oficial:

“O Nubank tem como uma de suas principais missões ajudar os clientes a manter um maior controle sobre suas vidas financeiras. Mantemos contato frequente com os clientes durante todo o ciclo de cobrança de suas faturas para notificá-los a respeito das datas de vencimento, explicar a respeito das taxas e consequências relativas a eventuais atrasos, e entender suas necessidades a fim de encontrar sempre a melhor solução. Trabalhamos com comunicação direta via aplicativo e e-mail, além de contato telefônico com nosso time de atendimento e com parceiros para auxiliar que todos os clientes possam manter suas finanças em dia.”

Por fim, vale dizer que as regras para se prevenir de golpes seguem as mesmas: jamais forneça informações como número do cartão, CVV ou senha por telefone. Na dúvida, entre em contato com os canais oficiais do banco!

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Imagem: rafapress / shutterstock.com

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