Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que o Nubank, Inter e Stone não estão no open banking?

Com a chegada do open banking, a guerra entre os bancões e as fintechs ganhou um novo episódio. Em suma, os bancos tradicionais estão sendo obrigados a ajustar os seus sistemas de forma a atender as exigências do Banco Central (BC). Por outro lado, os bancos digitais e as fintechs não são obrigado a participar. Logo, não precisam readequar os seus sistemas. Abaixo, confira os detalhes.

Pix ficará diferente a partir desta sexta-feira (29); veja o que muda

Por que o Nubank, Inter e Stone não estão no open banking?

Embora não sejam obrigadas, as fintechs como o Neon e o Mercado Pago optaram por aderir ao novo sistema. Com a brecha, os grandes bancos devem passar a criticar o Nubank, ao dizer que a maior das empresas do segmento, com 41 milhões de clientes, ainda não se dispôs a integrar a fase 2 do open banking.

Vale ressaltar, que é nessa etapa que os bancos iniciaram a padronizar os seus sistemas para que a troca de informações entre as empresas seja possível. A partir daí, os usuários devem poder comparar, no open banking, os produtos dos bancos, transferir os seus históricos completos, e até mesmo mudar de instituição.

Ao ser questionado, o Nubak explicou que ainda neste mês, vai dar início aos pagamentos e transferências via Pix, a partir de outros ambientes. Apesar da declaração, a fintech não informou se vai aderir à fase 2 do open banking.

Enquanto isso, fontes próximas à Stone, afirmam que a empresa está com o foco em fortalecer a sua equipe de tecnologia. Em suma, o objetivo é atender as futuras mudanças que devem surgir com as novas medidas. Por fim, o Inter disse que vai entrar nas fases 1 e 2 do open banking, quando a medida se tornar obrigatória para as fintechs.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros/shutterstock.com