Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank, Inter ou C6 Bank: quem manda melhor no Reclame Aqui

Nubank, Inter ou C6 Bank: qual será dos bancos digitais ou fintech que se deram melhor no Reclame Aqui?

Se você está escolhendo o seu principal cartão de crédito, conta digital ou até mesmo qual banco digital para o seu dia a dia, pode ser difícil uma tarefa nada fácil, visto que existem muitas opções no Brasil. Porém, uma boa maneira de selecionar a empresa certa é olhando para as avaliações dos clientes. Hoje, vamos analisar qual de 3 bancos digitais e fintechs mandam melhor no Reclame Aqui, se o Nubank, Inter ou C6 Bank.

Afinal, estamos falando dos bancos digitais mais famosos do Brasil, e mais queridos pelos usuários também. Sem mais delongas, vamos conferir abaixo alguns dados sobre as três empresas na plataforma e analisar as informações para concluir qual delas manda melhor.

Nubank no Reclame Aqui

Em primeiro lugar, nos últimos 6 meses, a média de notas recebidas pelo Nubank no site Reclame Aqui é de 7.7/10, o que é considerado bom. O Nubank respondeu 99,9% das reclamações, com um índice de solução de 69.6%. 78.1% dos consumidores atendidos afirmam que voltariam a fazer negócio.

O Nubank teve uma média de 7.8 em 2019 e 7.3 em 2020, demonstrando que neste ano, a fintech está melhor do que no ano passado. No momento em que escrevia este artigo, haviam apenas 9 reclamações não respondidas, e o tempo médio de resposta é de 3 dias e 18 horas.

Dentre os principais tipos de problemas relatados pelos clientes da fintech, destacam-se a cobrança indevida, seguido por problemas referentes ao limite de crédito, estorno do valor pago e dificuldade de cadastro. Já os produtos mais reclamados são o cartão de crédito, mas o cartão de débito também registrou uma quantia considerável de reclamações. As categorias que mais receberam foram cartões de Crédito e aplicativo. Os problemas com o atendimento registraram poucas reclamações.

Inter no Reclame Aqui

O Inter teve uma média de 8.0/10 na nota recebida pelos consumidores no Reclame Aqui nos últimos 6 meses. A avaliação é considerada ótima. A média do Inter teve uma alta nos últimos meses. Até o ano passado, a nota era considerada boa, com uma média de 7.7 em 2019 e 7.9 em 2020. O tempo médio de resposta é de 5 dias e 3 horas.

Além disso, o banco respondeu a 99.3% das reclamações na plataforma, sendo que destas, o índice de solução foi de 81.1%. 73.2% dos consumidores afirmaram que voltariam a fazer negócio. O Inter contava com 109 reclamações não atendidas no momento em que escrevemos este post.

Mas dentre os principais problemas reclamados no site, os principais são a abertura de conta, qualidade do serviço prestado, mau atendimento e demora na execução. No que se refere ao tipo de produto ou serviço, os mais reclamados foram a conta, o Internet Banking e o cartão de débito. Já entre as categorias reclamadas, as principais são bancos, Internet Banking e financeiras.

C6 Bank no Reclame Aqui

Antes de mais nada, o C6 Bank teve uma média de 7.0/10 pontos no Reclame Aqui. Com isso, a empresa é avaliada com a classificação “bom”. Além disso, respondeu 94.1% das reclamações, e o índice de solução é de 73.8%. 60.3% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio com o C6 Bank. No momento em que redigi esse post, o C6 tinha 1673 reclamações não respondidas.

Porém, se considerarmos as médias dos anos anteriores, o C6 teve uma razoável queda no seu desempenho no Reclame Aqui. Em 2019, a média foi de 7.8 e em 2020, de 7.7. Essa possível queda pode ser devido ao grande aumento de clientes que a empresa teve nos últimos meses.

O tempo de resposta em média é de 12 dias e 5 horas. No que se refere aos principais problemas, a maioria das reclamações é sobre limite de crédito, seguidos de abertura de conta, mau atendimento no SAC e cobrança indevida. Dentre os produtos e serviços mais reclamados, destacam-se o cartão de crédito, a conta, o cartão de débito e o Internet Banking. Por fim, as categorias mais reclamadas foram bancos, seguidos de cartões de crédito e factorings.

Nubank vs Inter vs C6 Bank

Avaliação

Primeiramente, ao analisar a pontuação geral dos 3 bancos digitais / fintech no Reclame Aqui, notamos que o Inter é o mais bem avaliado, sendo o único com uma classificação “ótimo”. Em segundo lugar temos o Nubank, que apesar da pontuação ser apenas “bom”, está bem perto dos 8.0 que dão o título de ótimo. Por fim temos o C6 Bank, que tem uma média de 7 pontos de 10. Entretanto, é importante considerar que o C6 nem sempre esteve assim. A verdade é que neste ano a classificação do banco digital teve uma queda considerável.

Quem é o mais rápido no gatilho?

O Nubank é disparadamente a empresa que mais responde e responde mais rápido as reclamações. Foram 99,9% das questões respondidas. O Inter também se saiu muito bem, respondendo a 99,3% das reclamações. O C6 Bank respondeu a 94,1% no Reclame Aqui.

Solução dos problemas

Quando consideramos a resposta das reclamações pelas empresas, o Nubank se sai melhor em termos de tempo de resposta. A média da fintech é de 3 dias e 18 horas, contra os 5 dias e 3 horas do Inter e os 12 dias e 5 horas do C6 Bank. A qualidade das respostas também é importante. E aqui, o Inter é o que mais conseguiu solucionar os problemas, com um índice de 81,1% das questões resolvidas. O C6 vem em segundo lugar, com um índice de solução de 73.8%. Já o Nubank resolveu o problema de 69.6% dos reclamantes.

Clientes que voltariam a fazer negócio

Entretanto, no que se trata da satisfação dos clientes, podemos considerar que o Nubank foi o que atingiu maiores níveis, com 78.1% dos clientes afirmando que voltariam a fazer negócio. O Inter fica logo atrás, com 73.2%. Já o C6 Bank conseguiu satisfazer apenas 60.3% dos clientes com as respostas.

Do que se reclama?

Ademais, quanto ao teor das reclamações, o Nubank tem muitas reclamações de cobrança indevida e limite de crédito. O Inter teve muitas reclamações sobre abertura de conta e qualidade do serviço prestado. O C6 foram sobre limite de crédito e abertura de conta.

Nubank, Inter ou C6 Bank: quem manda melhor no Reclame Aqui?

Enfim, podemos notar que o Inter foi o banco que mandou melhor no Reclame Aqui, tendo mais sucesso na avaliação dos clientes em geral. Mas o Nubank vem logo em seguida, superando o Inter em alguns quesitos, como tempo de resposta e índice de satisfação dos clientes. Já o C6 Bank está aquém em todos os quesitos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kah Santos / shutterstock.com