Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank: quais ações podem fazer seu cartão ser bloqueado?

O Nubank oferece algumas opções para te auxiliar caso você tenha o seu cartão bloqueado. Veja por que isso acontece e o que você pode fazer.

O Nubank informou que possui um sistema de segurança que bloqueia o cartão caso haja transações suspeitas na conta dos seus clientes. Isso poderá acontecer em sites que não sejam seguros, ou quando o valor estiver fora do padrão do consumidor. 

Sendo assim, caso as suas transações mensais não excedam R$ 2 mil, mas tentem passar uma quantia de R$ 10 mil, por exemplo, o banco será avisado e o bloqueio temporário será realizado.

Por esse motivo, é de suma importância avisar antecipadamente a instituição financeira que você fará uma compra com valor maior que o normal. 

Transações não autorizadas: o que posso fazer?

Caso isso aconteça, é possível que uma notificação apareça em sua tela para questionar esse tipo de compra em seu cartão. Se você estiver ciente desse valor, faça a confirmação clicando em SIM. Logo em seguida, o seu Nubank será desbloqueado e você poderá utilizá-lo normalmente.

Se, por algum motivo, o usuário não reconhecer as transações, deve selecionar a opção NÃO. Dessa forma, será enviado para o chat do Nubank, em que uma pessoa irá atendê-lo para resolver a situação. Após a comprovação da fraude, o valor será estornado e o cartão será cancelado. 

Agora, se o cliente tiver somente a versão virtual do cartão, é possível apagá-la para criar um nova. É importante lembrar que, se o cartão físico for cancelado, o virtual continuará funcionando normalmente em sites nacionais e estrangeiros.

Como fazer o bloqueio pelo aplicativo do banco?

Após o não reconhecimento, você será redirecionado para uma central de atendimento para resolver o problema. Todo o contato será feito pelo aplicativo do banco. Portanto, não clique em nenhum link suspeito enviado por e-mail. Confira como bloquear o seu cartão pelo aplicativo:

  • Primeiro, abra o app do Nubank (Android e iOS);
  • Acesse a aba “Meus cartões”;
  • Clique no cartão que deseja bloquear;
  • Digite a sua senha; 
  • Toque em “Bloquear”;
  • Por fim, na próxima tela, selecione “Bloquear” novamente e finalize o processo.

Central de atendimento do Nubank

Se você está preocupado com alguma transação não autorizada em sua conta, é possível também entrar em contato com a empresa através dos canais de atendimento:

Imagem: Miguel Lagoa/shutterstock.com