Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank testa nova função do Android contra golpes; confira

O Nubank está testando nova função do Android para combater o golpes e aumentar a segurança das transações financeiras. Confira!

Uma das novidades desta semana veio do evento Google I/O 2024, nos Estados Unidos. Assim, grandes nomes como Nubank e Mercado Livre foram destaques. Essas empresas estão testando um novo recurso do Android que promete ser um grande aliado contra golpes digitais.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como a nova função de aparelhos Android pode auxiliar as empresas em fraudes como a da mão fantasma, por exemplo. Continue a leitura!

Empresas como Nubank e Mercado Livre testam função do Android para combater golpes

Mão segurando celular com logo do banco Nubank na tela.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Durante a conferência, houve a apresentação de uma novidade que faz parte da API de Integridade do Google Play. Com isso, aplicativos poderão identificar se outros apps estão capturando imagens de sua tela ou se engajam em atividades sem a autorização do usuário.

Ademais, a tecnologia, que terá sua implementação no Android 15, é uma resposta direta a ameaças como o golpe da “mão fantasma”. Esse tipo de malware permite que invasores controlem o smartphone remotamente, realizando atividades como transferências via Pix sem que o proprietário do aparelho perceba.

De acordo com o Google, essa atualização na API de Integridade reduziu o uso não autorizado de apps em impressionantes 80%. Tanto o Nubank quanto o Mercado Livre, que também opera o serviço financeiro Mercado Pago, são parte dos testes iniciais dessa ferramenta.

Veja também:

Aproveite agora! Grande promoção para donos de cartão Bradesco chega ao fim domingo (19)

Impacto sobre a segurança digital em números

O Google também apresentou números em relação à segurança digital dos usuários em sua plataforma. Confira quais são eles a seguir.

  • 2,3 milhões de aplicativos nocivos foram bloqueados na Play Store em 2023;
  • Cerca de 330 mil desenvolvedores foram banidos por práticas mal-intencionadas;
  • O Google pagou US$ 10 milhões a pesquisadores de segurança que identificaram vulnerabilidades.

Esta iniciativa mostra um esforço contínuo do Google para manter um ambiente seguro e confiável para usuários de Android em todo o mundo. Logo, empresas como Nubank e Mercado Livre estão testando a novidade a fim de aumentar ainda mais a segurança dos seus usuários no Brasil.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com