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Nubank ultrapassa Santander em número de clientes

Com 65,3 milhões de usuários, o Nubank superou Santander Brasil, que divulgou que possuía 56,1 milhões de clientes no final de junho

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Nubank divulgou na última segunda-feira (15), seus resultados do segundo trimestre, com lucro líquido ajustado de US$ 17 milhões. Contudo, a previsão média de analistas ouvidos pela Refinitiv era de 23,3 milhões.

Criado em 2013, o Nubank estreou na Nasdaq em dezembro de 2021, e vem enfrentando crescente verificação de analistas. Pois, a combinação de juros e inflação altos têm pressionado a renda das famílias brasileiras e causado uma certa desconfiança do mercado em relação a empresas de alto crescimento.

Expansão

O banco apresentou nova rodada de expansão na base de clientes e na receita, no segundo trimestre. Dessa forma, o Nubank encerrou junho com 65,3 milhões de usuários, incluindo Brasil, México e Colômbia, o que corresponde a um aumento de 57% em 12 meses.

Já a receita total teve um crescimento de 230%, para US$ 1,2 bilhão. Ademais, a receita média por cliente aumentou 105% ano a ano.

O Nubank tem seu principal mercado no Brasil, onde chegou a 62,3 milhões de clientes no final de junho, uma alta de 51% quando comparado ao mesmo período de 2021. “Isso provavelmente posiciona o Nu como a quinta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes”, afirmou o banco em comunicado. 

Dessa forma, o Nubank superou Santander Brasil, que recentemente divulgou que possuía 56,1 milhões de clientes no final de junho.

Crédito

Entretanto, os balanços dos bancos brasileiros do segundo semestre tem chamado a atenção de investidores. Foi observada uma deterioração na qualidade da carteira de crédito do Nubank, devido ao índice de inadimplência superior a 90 dias passando de 3,5% a 4,1%.

De acordo com David Vélez, CEO do Nubank, como o índice de 15 a 90 dias ficou estável em 3,7%, o banco tem espaço para seguir ampliando as operações de crédito. Embora esteja observando essa operação “com bastante cuidado”, em decorrência do cenário de juros mais elevados.

Ademais, Vélez afirmou que o Nubank tem apresentado uma boa evolução na captação de recursos, mesmo após anunciar que os depósitos dos clientes teriam rendimento somente depois de 30 dias.

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Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com