Número de auxílios negados pelo INSS aumentou; entenda o motivo
Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) verificou o aumento de auxílios negados pelo INSS no ano passado. Mediante a análise, constataram que um dos principais motivos para essa elevação é o sistema automático do instituto, o qual não oferece precisão para as avaliações.
O INSS negou a razão e indicou outro responsável, além de apontar uma melhoria no sistema. O benefício de salário maternidade e a liberação do BPC para pessoas deficientes são os principais benefícios afetados no novo modelo.
Aumento de auxílios negados do INSS
Hoje (09), a CGU divulgou um relatório de avaliação sobre o INSS que mostrou o maior índice de indeferimentos de benefícios desde 2006. Dessa forma, de acordo com as pesquisas, 65% dos auxílios foram negados pelo INSS em 2022. Esse valor apresenta um número quatro vezes maior do que em 2021, que teve apenas 41% de indeferimento.
Veja também:
Veja como foi o voto de cada senador na Reforma Tributária
Um dos mais afetados é o Salário Maternidade Urbano, que teve mais de 108 mil negações. Assim, cerca de 84% dos casos de recursos solicitados eram de análises automáticas, o que demonstrou um maior erro desse modelo de verificação. No quadro geral, 27% dos pedidos de recurso teve como base a análise da inteligência artificial, enquanto em 2021 foram apenas 7%.
No caso de BPC para deficientes, o número aumentou 75% de 2021 para 2022. Dessa maneira, para os auditores, o processo apresenta fragilidades.

Declaração do INSS sobre o assunto
Com o resultado, o INSS afirmou que o maior motivo para auxílios negados não é a tecnologia do processo, e sim a perícia médica. Assim, eles também informaram que o formulário do Salário Maternidade está com uma linguagem de maior compreensão e com explicações na plataforma.
Em junho deste ano, o instituto celebrou o recorde de requerimentos com a inteligência artificial. Ademais, informaram também que o processo conta com a supervisão frequente do setor de tecnologia. Logo, os benefícios que passam pela análise da IA são:
- Aposentadoria por idade e por tempo;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-inclusão;
- BPC para PCD e idoso;
- Salário Maternidade.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com