Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O PIS/Pasep é pago pelo Caixa Tem ou terei que ir até uma agência sacar?

Com o calendário 2023 definido, os beneficiários interessados em fazer saque devem estar atentos; veja de que formas pode pegar seu dinheiro.

O Governo Federal já estabeleceu o calendário de 2023 para o pagamento do PIS (Programa de Integração Social), destinado ao trabalhador do setor privado, e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O saque deve acontecer entre os dias 15 de fevereiro e 28 de dezembro. 

A ordem estabelecida para a concessão será pelo mês de nascimento do trabalhador no caso do PIS, e pelo dígito final do número de inscrição no caso do Pasep. A expectativa é que cerca de 23,6 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial. Para quem pensa em sacar, existem alguns caminhos possíveis para isso. 

Como sacar o PIS/Pasep

A partir do calendário, o abono salarial pode ser adquirido tanto presencial, numa agência do Ministério do Trabalho, quanto por aplicativo. Pensando em mais comodidade, a Caixa Econômica Federal vai permitir que o saque também seja feito através do aplicativo Caixa Tem

Para quem preferir utilizar o Caixa Tem, basta acessar o aplicativo (disponível para Android e iOS) com CPF e senha cadastrados. Em seguida, selecionar a opção “Abono salarial” e transferir via Pix ou pagamento por boleto. 

Mas se preferir ir até uma agência, o beneficiário terá de pedir a abertura de recurso administrativo para CEF, no caso de quem tem direito ao PIS, ou para o Banco do Brasil, para quem for servidor público. 

Existem ainda outras três possibilidades para realizar o procedimento. Assim como no modo presencial, a pessoa pode mandar um e-mail para [email protected] e fazer o pedido de abertura de recurso administrativo. Lembrando que, no e-mail, as letras “uf” devem ser substituídas pela sigla do estado em que mora, exemplo: “trabalho.sp@economia.gov.br”. 

Também é possível usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível em sistema Android e iOS). Basta fazer o login com o cadastro da conta do Gov.br. No menu inferior é preciso selecionar a opção “Contratos”, clicar em “+”, e o abono salarial vai aparecer. 

Por fim, também dá para chegar ao PIS/Pasep através do telefone. Ligando para o Alô Trabalho, no 158, basta seguir os passos da assistente até chegar à opção de saque.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com