Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é extrato CNIS e para que serve?

O CNIS é um documento oficial do governo brasileiro que traz uma série de informações relevantes para o trabalhador. Confira!

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um extrato previdenciário, isto é, um documento oficial do governo brasileiro que traz uma série de informações relevantes para o trabalhador. Assim, neste documento constam todas as contribuições que o cidadão realizou durante a sua vida. Além de outros benefícios a que tem direito, e sua remuneração.

Além disso, o CNIS traz também dados como o número do Número de Identificação do Trabalhador (NIT), o tempo de contribuição do cidadão e o valor do seu salário de contribuição, entre outras informações relevantes para a solicitação da aposentadoria. Portanto, o CNIS serve para comprovar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a sua história como contribuinte.

Quais informações podem aparecer no extrato CNIS?

Assim, no CNIS podem aparecer várias informações relevantes. Uma delas é a Pendência de Vínculo Extemporâneo Não Tratado (PEXT), que indica se há alguma pendência não resolvida. Dessa forma, se não for solucionada, certamente trará dificuldades para a solicitação da aposentadoria. 

No entanto, a pendência pode ser corrigida mediante a apresentação de documentação comprobatória. E, o contato com o INSS pelo número 135 para solicitar a correção.

Veja também:

Saiba como fazer usucapião no cartório

Também vale ressaltar que o trabalhador pode possuir mais de um extrato CNIS, especialmente quando possui mais de um NIT. Nesses casos, é possível solicitar a unificação dos números de NIT por meio do portal Meu INSS, pelo site ou aplicativo (disponível para Android e iOS).

Como consultar o CNIS?

Ademais, a consulta ao CNIS pode ser realizada pelo portal Meu INSS, em uma agência física do INSS, ou em uma agência bancária cadastrada. Para isso, é preciso que o requerente apresente número do CPF e o NIT.

Enfim, a consulta e verificação regulares do CNIS são passos importantes para que o trabalhador garanta seu direito à aposentadoria. Além disso, a correção dos dados do CNIS garante que todas as informações necessárias para o cálculo da sua aposentadoria estejam corretas, evitando possíveis prejuízos futuros.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com