Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é necessário para fazer a prova de vida do INSS atualmente?

Prova de vida INSS: saiba tudo sobre como fazer a sua de forma rápida e fácil! Evite a suspensão do seu benefício

A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovarem que estão vivos e continuam tendo direito ao recebimento dos benefícios. Assim, desde 2023, o processo de realização da prova de vida foi simplificado, com diversas opções disponíveis para os beneficiários.

Dessa forma, a prova de vida ocorre a cada ano, no mês de aniversário do beneficiário. No entanto, o INSS pode comunicar o beneficiário a qualquer momento para realizar a prova de vida, caso haja necessidade. Veja mais detalhes!

Quais são as novas regras da prova de vida do INSS

Portanto, as novas regras simplificam a realização da prova de vida. Assim, o INSS realiza o procedimento automaticamente por meio do cruzamento dos dados do beneficiário relacionados a:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS;
  • Biometria em agências bancárias;
  • Contratação de empréstimo consignado com biometria;
  • Perícia médica, presencial ou remota;
  • Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança;
  • Emissão de documentos, como passaporte e carteira de trabalho;
  • Votação nas eleições;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Entre outros.
tela de celular exibindo aplicativo do INSS, ao fundo tem a tela de um computador, na parte superior está escrito: "prova de vida"
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Como verificar se a minha prova de vida foi realizada

Dessa forma, para consultar o status da sua prova de vida, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Assim, através destas plataformas, é possível verificar se há pendências e realizar a prova digitalmente se necessário.

Enfim, se não for possível fazer a comprovação por meio do cruzamento dos dados, o INSS convoca o beneficiário para realizar o procedimento de uma outra forma. Dessa forma, o prazo para responder à convocação segue até o final  deste ano.

Veja também:

Receita Federal define quais prêmios de Bet não terão que pagar Imposto de Renda

Por fim, é importante destacar que todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida anualmente. Assim, o não cumprimento dessa obrigação pode resultar na suspensão do benefício.

Imagem: rafapress/shutterstock.com