Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é o COD 15 P-6 do Bolsa Família e o motivo de bloquear famílias?

Bolsa Família bloqueado por código 15 P-6? Regularize seu cadastro e desbloqueie o benefício. Passo a passo e canais de atendimento

O programa Bolsa Família, pilar de apoio social para milhões de famílias brasileiras, exige atualização periódica dos cadastros para garantir a justiça e eficiência na distribuição dos recursos. Assim, o código 15 P-6, exibido no aplicativo ou site do programa, indica pendências na atualização cadastral e pode levar ao bloqueio do benefício.

Dessa forma, o código 15 P-6 sinaliza a necessidade de atualizar as informações sobre os membros da família registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Então, essa atualização é crucial para garantir que os dados cadastrais estejam corretos e condizentes com a realidade familiar, evitando pagamentos indevidos e assegurando que o benefício chegue às famílias que realmente precisam.

Veja também:

Seu FGTS está retido? Saiba como liberar o saque

Como regularizar o cadastro e desbloquear o benefício com COD 15 P-6

Portanto, o bloqueio do Bolsa Família por causa do código 15 P-6 ocorre quando a família não regulariza as pendências cadastrais dentro do prazo estabelecido. Essa medida visa garantir a lisura do programa e evitar fraudes. Assim, para regularizar o cadastro e desbloquear o benefício, as famílias devem seguir os seguintes passos:

  • Acessar o aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS);
  • Fazer login com CPF e senha;
  • Localizar a pendência com o código 15 P-6: Verifique as informações e identifique os dados que precisam ser atualizados;
  • Atualizar as informações incorretas: Corrija os dados e forneça os documentos comprobatórios exigidos;
  • Salvar as alterações e enviar a atualização: Aguarde a análise e validação das informações pelo CadÚnico.

Além disso, é possível se dirigir a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Condicionalidades do Bolsa Família

Além de manter o CadÚnico atualizado, para não ter o Bolsa Família bloqueado é preciso cumprir as seguintes condicionalidades periodicamente:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) e cumprir o calendário nacional de vacinação.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com