Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é o Hezbollah, grupo mais perigoso que o Hamas e que planejou ataque terrorista no Brasil

Conheça a organização Hezbollah, responsável pela organização de ataques terroristas no Brasil e possível aliado do Hamas. Entenda!

Nesta manhã (08), a Polícia Federal prendeu brasileiros que organizavam ataques terroristas no Brasil, a mando do grupo libanês Hezbollah. Mundialmente conhecidos por serem uma organização paramilitar fundamentalista e realizar diversos movimentos no Oriente Médio, o grupo pode ser mais perigoso que o Hamas.

Este último tomou os holofotes recentemente com o conflito que está acontecendo em Israel há um mês. No entanto, o Hezbollah já é considerado uma ameaça aos países ocidentais há muito tempo. Estados Unidos, Reino Unidos e outros o rotulam como uma organização terrorista.

O que é o Hezbollah, responsável pelo planejamento de ataque terrorista no Brasil?

Imagem da bandeira da organização Hezbollah.
Imagem: saeediex / Shutterstock.com

A organização existe desde o início dos anos 1980, como uma resposta à guerra civil que acontecia no Líbano contra Israel. À época, os israelenses retiraram de sua terra os palestinos, mas também ganharam um novo inimigo: as forças armadas do Hezbollah.

Veja também:

Ataque terrorista no Brasil: PF prende brasileiros recrutados pelo Hezbollah e revela seus planos

Com apoio e financiamento do Irã, por seguirem a ideologia xiita, o Hezbollah cresceu e, em 2000, as forças armadas israelenses saíram do seu domínio no sul do Líbano. Com isso, ano após ano, a influencia do grupo no país começou a aumentar, intervindo, inclusive, na guerra civil da Síria.

Os Estados Unidos consideram o líder do grupo, Hassan Nasrallah, como terrorista. Ele não aparece em público e atua ativamente contra alguns países do Oriente Médio, com ataques pessoais direcionados, principalmente, à Arábia Saudita.

Participação na guerra de Israel e Hamas

Para além da sua participação na organização de ataques terroristas no Brasil, o Hezbollah pode ser uma ameaça muito maior à Israel que o Hamas, por possuir mais poder bélico e militar. Sua visão é xiita, como já falamos, e com um viés anti-Israel e anti-ocidental, de acordo com Bernardo Wahl, professor de Relações Internacionais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ao Estadão.

Por fim, por causa de sua grande influência em todo o Oriente Médio e sua alta capacidade de treinamento, a inclusão da organização nos conflitos atuais pode levar a resultados mais catastróficos, ampliando a guerra para outras regiões.

Imagem: saeediex / Shutterstock.com