Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é risco-país e como ele impacta na economia

Saiba o que é o indicador Risco-país e como ele impacta a economia brasileira

Com dados divulgados pelo IBGE, o resultado do PIB para os primeiros três meses do ano foi surpreendente por diversos motivos. O principal motivo foi que o crescimento de 1,2% foi bem acima do esperado. Além de tudo, os números são suficientes para deixar a economia brasileira no mesmo patamar da pré-pandemia.

Como mostrou o Banco Inter em um artigo no seu blog, uma das consequências da previsão do PIB para o ano de 2021 é uma queda do risco-pais. O risco-pais estava em uma crescente por conta do avanço da pandemia. O risco-país é um fator determinante para a atração de investimentos para o Brasil.

O que é o Risco-País? 

O Risco-País é uma série de cálculos que indica a probabilidade de um país dar um famoso “calote”. Quanto maior for o risco, maior a probabilidade de investidores ter prejuízos investindo. De certa forma, mostra a estabilidade de um pais e o risco que ele gera para investidores.

O Risco-país é calculado baseado nos seguintes fatores:

  • Instabilidade política e/ou social;
  • Déficit fiscal;
  • Inflação;
  • Agentes de instabilidade mundial (como o coronavírus, por exemplo);
  • Resultado do PIB.

O principal ponto negativo do Risco-País elevado é a fuga de capital estrangeiro, situação que resulta na taxa do câmbio e na inflação. Números negativos do setor também refletem em empresas que atuam no Brasil, bem como os números da bolsa, retração da economia e aumento do desemprego.

O Risco-país é um indicador sensível a mudanças políticas e, por conta disso, é importante ficar atento a variações, fazendo uma leitura mais ampla sobre os dados.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: rafastockbr / shutterstock.com